Bento Gonçalves não registrou troca de urnas durante as três primeiras horas de votação para a escolha dos representantes dos poderes Legislativo e Executivo neste domingo (6).
De acordo com o chefe da 8ª Zona Eleitoral, Ricardo de Abreu, a manhã deve ser o turno mais movimentado de eleitores. Até por volta de 10h30min, o cartório fez 10 atendimentos em locais de votação para ocorrências diversas relacionada a urnas. Nenhum equipamento, no entanto, precisou ser substituído. Também não há ocorrência relacionada à segurança pública.
Outra constatação destas primeiras horas é de que um número considerável de moradores está ligando no Disque Eleição, no telefone 148, para saber locais de votação e sobre a biometria.
Em Bento, o local que concentra maior número de eleitores é o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), onde pouco mais 4.300 eleitores votarão neste domingo. Pouco antes de abrir o local havia fila: cerca de 50 pessoas chegaram próximo das 7h30min. Mas, desde então, não se formou mais filas. O fluxo é constante, mas sem intercorrências.
Três candidatos concorrem ao Executivo
Os partidos que desejam comandar a Casa Amarela, como é conhecida a prefeitura, são o PSDB, PSD e PT. Um detalhe que chama atenção é o de não haver nenhuma mulher concorrendo aos cargos de prefeito e vice.
A disputa envolve o atual prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), o administrador Paulo Caleffi (PSD) e o trabalhador de construção civil Jorge Oliveira (PT).