As eleições municipais de Bento Gonçalves prometem ser agitadas com três chapas majoritárias, sendo uma delas buscando a reeleição. Os partidos que desejam comandar a Casa Amarela, como é conhecida a prefeitura, são o PSDB, PP, PSD, PL e PT. Um detalhe que chama atenção é o de não haver nenhuma mulher concorrendo aos cargos de prefeito e vice.
A chapa que busca reeleição é a de Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), juntamente com seu atual vice, Amarildo Locatelli (PP). A dupla foi confirmada nas convenções partidárias da federação PSDB-Cidadania e do PP, tendo ainda o União Brasil e o Podemos na coligação, chamada “Do Jeito de Bento”, assim, firmado uma chapa de centro-direita no município. As respostas às fortes chuvas de maio vãoe star no centro do debate da eleição municipal.
No entanto, haverá mais uma chapa de direita na disputa do pleito, sendo composta pelo deputado federal suplente, Paulo Caleffi (PSD), como pré-candidato a prefeito e o vereador Rafael Pasqualotto (PL) como seu vice. Pasqualotto era um dos nomes ventilados para ser concorrente de Diogo Siqueira até o início de 2024, mas, após coligações do PL com o MDB e PSD, ele foi indicado como vice, dado que Caleffi já concorreu contra o atual prefeito em 2020 e perdeu por uma diferença de 3.454 votos. A chapa ainda conta com o apoio dos partidos Republicanos, e PDT. Juntos, formam a coligação “Um novo tempo para Bento”. O Novo também apoia, mas não oficialmente, pois liberou os filiados apoiar candidatos à majoritária ou optar pela neutralidade
Já pelo campo da esquerda, vem a Federação Brasil, formada por PT, PCdoB e PV, com uma chapa pura pelo PT, colocando Jorge Oliveira como pré-candidato a prefeito e Dirceu Dall'Agnol como vice, com o slogan "Bento seja o futuro". O PT foi um partido forte na cidade na época do ex-prefeito – já falecido – Roberto Lunelli. Sua irmã e ex-vereadora, Neilene Lunelli, tentou se candidatar à prefeitura em 2016, mas sem sucesso. Deste então, o partido não teve mais representações no Executivo e nem no Legislativo.
Pré-candidatos à chapa majoritária de Bento Gonçalves
PSDB e PP – Do jeito de Bento
Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) – pré-candidato a prefeito.
Amarildo Locatelli (PP) – pré-candidato a vice-prefeito.
Outros partidos da coligação: Cidadania, União Brasil e Podemos.
PSD e PL – Um novo tempo para Bento
Paulo Caleffi (PSD) – pré-candidato a prefeito.
Rafael Pasqualotto (PL) – pré-candidato a vice-prefeito.
Outros partidos da coligação: MDB, Republicanos e PDT
Federação Brasil (PT, PCdoB e PV) – Bento seja o futuro Jorge Oliveira (PT) – pré-candidato a prefeito.
Dirceu Dall'Agnol (PT) – pré-candidato a vice-prefeito.