Flores da Cunha conta com pouco mais de 30 mil habitantes e terá três chapas majoritárias nas eleições municipais de 2024, sendo uma à reeleição, a segunda com um ex-prefeito e a terceira com um ex-vereador.
Repetindo a dobradinha em Caxias do Sul, a chapa que busca reeleição reúne PP e PL. O atual chefe do Executivo, César Ulian (PP), vai como pré-candidato a prefeito, juntamente com seu vice, Marcio Rech (PL). Até o final de 2023, Rech era do Republicanos. Recentemente, trocou de partido e tornou-se presidente do PL em Flores. As duas siglas formam a coligação “Flores Melhor para Todos”.
A segunda chapa já envolve um político conhecido, o ex-prefeito Lídio Scortegagna (MDB), que comandou a cidade por dois mandatos seguidos (2013-2020). Nessas eleições, Scortegagna volta a buscar o cargo de prefeito e buscou seu vice no partido que o acompanhou no passado, o PSB. A sigla escolheu o Carlos Eduardo Heberle, conhecido como Dudu, como pré-candidato a vice. Ele é filho do ex-prefeito Ernani Heberle (mandato de 2009-2012) e nunca concorreu a um cargo político anteriormente. Hoje, ele comanda uma escola de idiomas e uma agência de intercâmbio. A coligação, chamada de “Flores Pode Mais!”, ainda conta com união inédita na cidade entre os partidos MDB e PDT, além do União Brasil, PRD, PSD, PRTB e federação PSDB-Cidadania.
Já a terceira chapa é do Republicanos, com dois pré-candidatos do mesmo partido. Moacir Ascari, conhecido como Fera, esteve filiado ao MDB por mais de 40 anos, foi quatro vezes vereador e concorreu para prefeito nas eleições passadas, ficando em segundo lugar com 5.545 mil votos. Neste ano, buscará novamente o cargo, agora pelo Republicanos, juntamente com a ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha, Sandra Camargo de Lima, como pré-candidata a vice. A sigla usará o slogan “Flores do Trabalho, do Respeito, da Família e Desenvolvimento” na campanha.
Pré-candidatos à chapa majoritária de Flores da Cunha
PP e PL – Flores Melhor para Todos
César Ulian (PP) - pré-candidato a prefeito.
Marcio Rech (PL) - pré-candidato a vice-prefeito.
MDB e PSB – Flores Pode Mais!
Lídio Scortegagna (MDB) - pré-candidato a prefeito.
Carlos Eduardo Heberle (PSB) - pré-candidato a vice-prefeito.
Outros partidos da coligação: PDT, União Brasil, PRD, PSD, PRTB e Federação PSDB-Cidadania.
Republicanos – Flores do Trabalho, do Respeito, da Família e Desenvolvimento
Moacir Ascari – Fera (Republicanos) - pré-candidato a prefeito.
Sandra Camargo de Lima (Republicanos) – pré-candidata a vice-prefeita.