As expectativas em torno da mobilização do bloco da direita caxiense se confirmaram. Na manhã deste domingo (04), Maurício Scalco (PL) e Gladis Frizzo (Progressistas) foram anunciados como pré-candidato a prefeito e pré-candidata a vice-prefeita. As convenções que consolidaram a decisão aconteceram na Câmara de Vereadores.
Além do PL e do Progressistas, a dupla também representará o Novo e Podemos, siglas que formam a coligação de direita na cidade. Em clima de celebração, apoiadores receberam Scalco e Gladis no plenário da Câmara. A dupla entrou no local precedida por um grupo de crianças segurando balões brancos e azuis.
Na convenção partidária do PL também foi aprovada a pré-candidatura de 21 candidatos a vereador. Ao usarem a tribuna para se apresentarem, todos os pré-candidatos afirmaram o compromisso em eleger Scalco e Gladis.
Anseio por mudanças marca discursos
A defesa das liberdades econômica e de expressão, e dos valores tradicionais pontuaram os discursos. Presente no evento, o deputado Mauricio Marcon (Podemos) avaliou a união entre as quatro siglas como uma ação inédita, em Caxias, como um esforço coletivo para o fortalecimento da direita na cidade.
O deputado Luciano Zucco (PL), por sua vez, defendeu a importância da união da direita como alternativa política para um futuro mais liberal. Da tribuna, Zucco fez uma videochamada com Jair Bolsonaro. Na breve fala do ex-presidente, que recentemente esteve em Caxias, ele parabenizou o público pelo envolvimento político e desejou sucesso a Scalco e Gladis.
O pré-candidato Scalco enfatizou o projeto da direita como uma forma de recuperar o protagonismo em Caxias do Sul.
— Queremos tornar nossa cidade referência em todos os segmentos, com destaque a educação, saúde, infraestrutura e inovação — declarou.
Também participaram do evento, ratificando seu apoio os deputados Guilherme Pasin (PP), Felipe Camozzato (Novo), Professor Claudio (Podemos) e vereador Ricardo Zanchin (Novo). Na esfera municipal, estiveram presentes os vereadores Sandro Fantinel (PL), Alexandre Bortoluz (PP), Ricardo Zanchin (Novo) e Adriano Bressan (PP).