O emedebista Jefferson de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores Canela, assumiu a prefeitura do município da Região das Hortênsias, cargo que ocupará de forma interina até o final de janeiro. Isso porque o atual prefeito, Constantino Orsolin, entrou em férias. A cidade não tem vice-prefeito desde maio de 2023, quando Gilberto Cezar renunciou. Na época, o vice alegou divergências com o prefeito. Esta é a quarta vez que Oliveira estará a frente do poder Executivo, totalizando 60 dias como interino.
Neste período, um dos compromissos de Oliveira é um encontro com o governo estadual e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), em Porto Alegre, nos próximos dias. Os assuntos são relacionados a duas duplicações de estradas.
— Vamos buscar informações sobre a duplicação da RS-235, no trecho de Canelinha a Saiqui, e sobre a duplicação da RS-476, via de Canela a São Francisco de Paula, pelo interior. Essa também vai favorecer o acesso a outros municípios dos Campos de Cima da Serra.
Os demais atos de Oliveira serão ações emergenciais da relacionadas a limpeza e pequenas obras, além de dar sequência aos projetos deixados pelo prefeito Orsolin. Segundo o interino, não é possível fazer muita coisa nesse curto espaço de tempo. Oliveira é integrante da base de governo. Com ele, somam-se seis vereadores que integram a situação e possuem a maioria na Câmara. O parlamentar destaca que algumas situações entre os poderes Executivo e Legislativo são mais complexos, mas, de modo geral, há uma boa relação entre ambos.
A prefeitura de Canela está aberta para a entrega do carnê do IPTU e para atendimentos emergenciais. Os demais serviços serão retomados no dia 11 de janeiro. A Câmara de Vereadores também está em recesso e, interinamente, sob responsabilidade da vereadora Carmen Lúcia Seibt de Moraes.