Com o plenário lotado, o ex-prefeito de Caxias do Sul e ex-governador do Estado José Ivo Sartori (MDB), 75 anos, recebeu o título de cidadão caxiense emérito, na noite desta terça-feira (26). A honraria foi concedida a Sartori em sessão solene na Câmara de Vereadores, após proposição do vereador Felipe Gremelmaier (MDB), que foi aprovada por unanimidade em 8 de agosto. Sartori é natural de Farroupilha.
— Sou meio durão, e hoje me senti meio quebrado — disse Sartori, sobre as homenagens.
No evento, que começou por volta das 19h20min, Sartori foi recebido com aplausos ao som da música "Oh de Casa", do grupo Os Bertussi. No plenário, boa parte do público era de figuras políticas conhecidas, entre elas, o atual prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), o ex-vice-prefeito de Sartori e ex-prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho (PDT), e o ex-vice-governador de Sartori, José Paulo Cairoli (MDB). Atuais vereadores dos mais diversos partidos políticos (PT, PDSB, PTB, Novo, Progressistas, MDB, Republicanos, PCdoB e PSB) também compareceram, assim como a deputada federal Denise Pessôa (PT).
Introduzindo a solenidade, Felipe Gremelmaier disse que o dia 26 de setembro se torna "ainda mais especial" para a Câmara, já que, além de conceder o título de cidadão a Sartori, também é aniversário do Legislativo caxiense. Ele destacou a trajetória do ex-prefeito, a quem carinhosamente chamou de Zé — "pela simplicidade dele" —, e também fez uma saudação especial para a esposa do ex-governador, Maria Helena Sartori, e os filhos do casal, Marcos e Carolina.
— Duas gestões que deixaram saudades por causa das duas grandes realizações. Nesse momento, tenho que te dizer muito obrigado. Quando fui teu secretário de Esportes e Lazer, e em diversas outras situações, tu me disse: "ninguém faz nada sozinho". Essa é uma das pequenas marcas do teu legado. Tuas frases continuam nos guiando, guiando as pessoas que tem um grande respeito por ti e por quem tu representa. Parabéns, José Ivo Sartori, nosso mais novo cidadão caxiense — disse, antes de finalizar com uma citação do ex-governador e colega do MDB Pedro Simon.
Na sequência, Gremelmaier pediu para exibir um vídeo, que expôs fotos e contou a história de Sartori na política, além de abordar conquistas no município e no Estado. Na sua manifestação, após receber a placa de cidadão caxiense e uma homenagem da CIC Caxias, Sartori fez uma saudação a ex-prefeitos, "em especial o Alceu Barbosa Velho", e nominalmente a cada um dos vereadores presentes, além dos ex-vereadores Valter Suzin e Getúlio Demori, que foram colegas dele na Câmara de Vereadores.
— Temos que parar de brigar entre nós, parar de ter opinião melhor que o outro. Temos que ter condição de juntar, agregar. Temos que olhar para frente e pensar que é possível mudar a história e a formação política. Política se faz, sim, com rompimento, mas principalmente com harmonia. Precisamos continuar tempos de paz, porque é na paz que se faz o progresso. Essa honraria toca no meu coração e me lembra das escolhas certas que fiz na vida. Ser caxiense é, além de uma escolha, um estado de espírito. Foi em Caxias que me fortaleci, que aprendi e que formei minha família. Caxias do Sul, queridos conterrâneos, é símbolo de valores que nunca saíram de moda, e que nos estimulam a seguir em frente. O maior patrimônio que eu e a Maria Helena vamos deixar para vocês, Marcos e Carolina, é a oportunidade de serem cidadãos caxienses. Que jamais a gente perca a dimensão do que significa representar Caxias.
A homenagem proposta por Gremelmaier foi protocolada em conjunto com a proposição do vereador Rafael Bueno (PDT) de conceder a mesma honraria para o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho, homenagem marcada para o dia 26 de outubro. Alceu compareceu no evento desta terça-feira (26) e deu um abraço apertado em Sartori.