Uma reunião na noite de terça-feira (6) confirmou o resultado das eleições da Associações de Moradores de Bairros (Amobs) de Caxias do Sul, que foi realizada no último domingo (4). Das 148 entidades que participaram do pleito, 145 tiveram um novo presidente oficializado (veja lista completa abaixo) — duas (Jardim Tirol e Marechal Floriano) não realizaram votação e uma (loteamento Veneza) não atingiu o quórum mínimo de 16 votos e deverá convocar novas eleições. Mais de 10 mil pessoas votaram para decidir os novos representantes das Amobs: segundo última contagem de votos da União das Associações de Bairros (UAB), que organiza o pleito, divulgada na segunda-feira (5), 10.031 pessoas participaram da decisão nas entidades comunitárias.
Após o pleito, houve indefinição no resultado de seis Amobs. De Zorzi I, Planalto Frente, Sagrada Família e Loteamento Victorio Trez apresentaram recursos para impugnação das eleições nas respectivas entidades, que foram indeferidos pela comissão eleitoral — que é presidida pelo assessor jurídico da UAB, Elói Frizzo, e tem Adão Araújo, Aleandro Balzaretti e Rúbia Frizzo como integrantes.
Em Forqueta, após um erro de comunicação, a coordenação do pleito na região disponibilizou as cédulas para escolher a diretoria da Amob e devolveu aquelas para definir o representante da UAB. Em função do equívoco, houve pedido de impugnação desse pleito.
— Lá votaram em torno de 600 pessoas e então só vieram (para contagem na UAB) as cédulas em que o pessoal votou para a Amob (Forqueta). Aí foi feito um pedido de impugnação, mas entendemos que, embora tenha havido um equívoco, não haveria alteração no resultado final da UAB, e ratificamos o resultado para a diretoria da Amob — definiu Elói Frizzo.
Houve recontagem de votos da Amob São Vicente, por um extravio da ata de apuração. No final, constatou-se que foram 75 votos para a chapa única concorrente, do candidato agora oficialmente eleito João Borges. Uma recontagem também foi solicitada na Amob do Loteamento Parque das Rosas II, mas a comissão eleitoral, após segunda análise, ratificou o número de votos inicial: 57 para a chapa única da candidata Cleusa Juver.
Na Amob Loteamento Jardim Tirol o pleito não foi realizado porque a entidade não retirou a urna no cartório eleitoral para votação. Na Marechal Floriano, a candidata da chapa única foi hospitalizada por problemas de saúde, e a votação foi cancelada, segundo a UAB. Já a Amob Veneza, que não atingiu o número mínimo de eleitores (15), teve a eleição anulada e terá que convocar novo pleito, segundo o regulamento e estatuto da UAB.
Após o encerramento de todo o processo de votação e a definição dos resultados, o presidente da comissão eleitoral definiu o pleito como "extremamente positivo" e confirmou que, após a posse dos eleitos, em 9 de julho, que deve ocorrer em solenidade festiva na sede da UAB, outras Amobs poderão realizar eleições ao longo do ano, com mandatos mais curtos, para coincidir com o próximo pleito, em junho de 2025.
— Todo esse processo eleitoral é um momento de reconstrução institucional do movimento. Enfrentamos três anos de destruição do (ex-prefeito cassado, Daniel) Guerra, depois dois anos de pandemia, isso desmobilizou muito o movimento como um todo. (As eleições) foi um momento de superação do movimento comunitário — destacou Frizzo.
Listas de moradores precisam de atualização
As eleições também reelegeram o atual presidente da UAB, Valdir Walter, para um quarto mandato — será pela segunda vez consecutiva, e ele comandará a entidade até 2025. Em entrevista ao Pioneiro, na última segunda-feira (5), Walter disse estar surpreso com a quantidade de participantes no pleito e destacou a força do movimento comunitário em Caxias do Sul que, segundo ele, "muitas cidades não têm". Como uma das principais tarefas aos novos presidentes das Amobs, o líder da UAB deu o recado: fazer o recadastramento dos moradores de cada bairro.
— Cada associação de moradores tem uma listagem, e só vota quem está nessa lista. Estamos percebendo que muitas pessoas não moram mais no bairro, outros faleceram e continuam na lista. Temos que fazer um grande recadastramento de Caxias do Sul para que melhore a situação dessas listas. Vemos muitos problemas nas eleições. Já falei para que quem ganhasse a eleição nas Amobs que teria a incumbência de recadastrar todo o loteamento. É uma atualização. O recadastramento vai ser uma chave importante para que as pessoas participem mais do movimento comunitário — reforçou Walter.