Foi empossado como vereador na manhã desta quinta-feira (1º) o terceiro suplente do PSB, Alberto Meneguzzi. A solenidade foi realizada na sessão ordinária na Câmara de Caxias do Sul. Ele entra na vaga de Edi Carlos Pereira de Souza (PSB), que deixou o Legislativo para assumir cargo no Poder Executivo no setor de iluminação pública, na secretaria de Obras e Serviços Públicos. É o terceiro nome do partido a integrar o alto escalão do governo. Em fevereiro, o também vereador Wagner Petrini, titular da cadeira ocupada por Edi Carlos e agora por Meneguzzi, já havia deixado a Câmara para assumir a pasta de Habitação, e o primeiro suplente da bancada, Idair Moschen, entrou na diretoria da empresa Festa da Uva SA. Moschen, no entanto, destaca que seus movimentos não estão vinculados à negociação partidária.
Meneguzzi usou o espaço de declaração de líder da bancada para fazer sua primeira manifestação na sessão desta quinta, em que destacou a trajetória dele na política e a luta do partido, o PSB, contra a ditadura militar, por exemplo. Como primeira ação na sua volta ao Legislativo (ele foi vereador entre 2017 e 2020), Meneguzzi entregou um envelope ao líder de governo, Lucas Diel (PDT), com 36 proposições e apontamentos de problemas de Caxias com sugestões para o Executivo.
— Estou entrando para o diálogo, para colaborar com a cidade. Entreguei um envelope com 36 proposições no sentido de poder ajudar a cidade. Vou conversar com o prefeito, entreguei demandas da UBS do Tijuca, do Cinquentenário, falta de iluminação no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, demandas do trânsito no bairro Lourdes, demandas da Praça das Feiras e da Estação. São sugestões, não entreguei para avacalhar, mas para colaborar. A cidade está muito triste, precisa ser mais feliz. Essa é minha proposta, continuar fiscalizando, apontando erros, mas apresentar sugestões no sentido de que a cidade evolua — destacou.
Alberto Meneguzzi fez 1.441 votos nas eleições de 2020. Natural de Caxias do Sul, o socialista tem 55 anos, é escritor e jornalista e relações públicas e já atuou em diversas emissoras de rádio da Serra Gaúcha. Na política, além de vereador, foi assessor de imprensa da ex-deputada estadual Marisa Formolo (PT). Nos últimos anos, vinha conduzindo o programa "Acredita", na Rádio Caxias.
Filiado ao PSB desde 2003, foi convidado pelo partido a concorrer em 2012, mas recusou. A decisão de se candidatar veio em 2016, ao assistir um vídeo do Papa Francisco, no qual o pontífice dizia que o cristão deveria participar da política. Na primeira eleição municipal em que disputou, em 2016, Meneguzzi foi eleito com 1.850 votos e foi vereador entre 2017 e 2020. Em 2018, no seu segundo ano de mandato, foi eleito presidente da Câmara.
Meneguzzi é catequista há três décadas e já escreveu dois livros direcionados para lideranças católicas. Atua na evangelização de catequistas via redes sociais, sendo formador e apoiador de diversos blogs católicos. É palestrante e colabora na formação de catequistas, jovens, crianças e famílias. Atuou como assessor de comunicação voluntário da Pastoral da Criança da Diocese de Caxias do Sul e no Centro de Estudos de Direitos Humanos da Diocese de Caxias do Sul.