Depois dos questionamentos sobre a falta de posicionamento oficial da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em relação às falas preconceituosas do vereador Sandro Fantinel (Patriota) a respeito de baianos, o Legislativo caxiense emitiu uma nota. O documento foi publicado no site da Casa na manhã desta quarta-feira (1º). Antes disso, em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra, o presidente Zé Dambrós (PSB) afirmou que não era necessário um pedido de desculpas, mas que reuniria a Mesa Diretora após a sessão para analisar o assunto.
No entanto, os vereadores decidiram, por aclamação, antes da sessão, elaborar e emitir nota oficial em que pedem "desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados" pela fala de Fantinel ao se referir aos trabalhadores resgatados em situação similar ao trabalho escravo em Bento Gonçalves. Ao iniciar a sessão, o vereador Rafael Bueno (PDT) leu um ofício assinado pelas bancadas do PT, PDT e PSD, cobrando posição da Casa.
O presidente da Casa, Zé Dambrós (PSB), afirmou então que a Mesa já havia tomado a iniciativa. O documento foi assinado por todos os vereadores, exceto Fantinel. O vereador que não compareceu a sessão desta quarta, afirmou na sessão de terça-feira (28) que "com os baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema." Ele também sugeriu a agricultores, produtores e empresas agrícolas da região para dar a preferência a "trabalhadores argentinos", que seriam "limpos, trabalhadores, corretos".
Confira a nota oficial na íntegra:
"Legislativo caxiense se posiciona em relação à manifestação do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA
A Câmara Municipal de Caxias do Sul é a Casa da Representatividade e do Respeito. Por isso, a Mesa Diretora não compactua com nenhuma manifestação de preconceito, discriminação, racismo ou xenofobia.
Em decorrência do pronunciamento do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA em relação a trabalhadores baianos, na sessão ordinária da última terça-feira (28/02), ressaltamos que foi um posicionamento individual do parlamentar. Não traduz o pensamento e os valores da instituição e nem da totalidade dos vereadores.
Também pedimos desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados, destacando que são todos muito bem-vindos em nossa Caxias do Sul".