Com a presença dos 23 vereadores, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul fez a abertura do ano legislativo em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (1º). Por volta das 8h50min, o presidente da Casa, Zé Dambrós (PSB), deu início aos trabalhos, empossando Rose Frigeri (PT) e Ricardo Zanchin (Novo) como vereadores, que entram nos lugares de Denise Pessôa (PT) e Mauricio Marcon (Podemos), respectivamente, empossados nesta semana na Câmara dos Deputados. Em seguida, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e sua vice, Paula Ioris (PSDB), foram chamados para ocupar cadeiras na Mesa Diretora, antes de o chefe do Executivo fazer seu discurso que abriu o ano de trabalho dos vereadores.
O prefeito reforçou os projetos que foram realizados pela prefeitura nos primeiros dois anos da gestão e destacou as propostas que serão encaminhadas à pauta da Câmara neste ano. Adiló garantiu que mais de 82% do plano de governo se encontra concluído ou encaminhado, no início deste terceiro ano de gestão. Além disso, o prefeito prometeu modernizar a gestão e reforçar diálogo para enfrentar os problemas da cidade.
Na sua fala, o prefeito também anunciou o protocolo de projetos junto à Câmara, como o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2023, por exemplo. Ele destacou a novidade de incluir no programa os chamados grandes devedores. Além disso, Adiló divulgou o projeto de ampliação da isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para empreendedores que queiram investir no município, e a criação da rota turística Passo do Vinho.
Em seguida, o chefe do Legislativo ocupou a tribuna e falou sobre as pautas que considera prioridades em Caxias, além de explicar como será sua gestão à frente da Câmara. Entre as medidas prometidas, Dambrós pede uma integração entre as comissões da Casa e os conselhos municipais.
— Temos que cobrar soluções do Executivo. Só que, na esteira disso, não podemos ignorar as responsabilidades dos vereadores, como representantes da população. Os grupos parlamentares e os conselhos do município possuem muitas pautas a serem compartilhadas, na busca por resolução de problemas diversos — explicou.
Além disso, o presidente da Mesa reiterou que os moradores caxienses devem participar da rotina legislativa, cobrando os parlamentares e trazendo as respectivas pautas.
— Nesta retomada do convívio social, precisamos aprender a conviver com as diferenças. Aqui, na Casa mesmo, contamos com 13 bancadas partidárias, as quais devem conviver em harmonia, com superação de divergências — observou.
Após a primeira sessão ordinária do ano, os vereadores seguiram para o Grande Expediente. À tarde, o prefeito Adiló convocou uma coletiva de imprensa para as 15h, para anunciar mudanças no secretariado do Executivo. Uma das expectativas é que o vereador Wagner Petrini (PSB) seja anunciado o novo nome à frente da pasta da Habitação, o que ocasionaria em mais uma troca na Câmara. Além do socialista, João Uez é cotado para o Meio Ambiente e Giovani Fontana deve ser o novo titular do Urbanismo.