Manifestantes pró-Bolsonaro protestam em frente à sede do quartel do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), em Caxias do Sul, nesta terça-feira (15), feriado da Proclamação da República. A maior concentração se iniciou às 15h. Neste horário, os organizadores fizeram orações e manifestantes se ajoelharam para o momento.
Muitos carregam placas escritas com “SOS FA”, ou seja, pedindo que as Forças Armadas intercedam no resultado do pleito eleitoral, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um dos organizadores indica que sempre que eles reivindicarem intervenção das Forças Armadas, o público deve estar voltado ao quartel. Os manifestantes também cantam o Hino Nacional e dizem que as protestos não irão parar na cidade e no Brasil. “Não aceitamos fraudes nas urnas e a censura. Todo o poder emana do povo”, afirmavam em discursos.
O trânsito na região da sede do 3º GAAAe está bloqueado em alguns pontos. Na Avenida Rio Branco o trânsito está interrompido entre as ruas Sarmento Leite e Olavo Bilac. Um trecho da Rua Tronca, a partir da Visconde de Tunay, também está bloqueado e não é possível acessar a Avenida Rio Branco pela Tronca. Ou seja, são as áreas onde os manifestantes estão concentrados.
Pela manhã, Um grupo de motociclistas percorreu as ruas da cidade. A concentração iniciou às 9h, no Ecoparque, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Após, os motociclistas seguiram com destino ao 3º GAAAe.