Reeleito para o segundo mandato consecutivo para a Assembleia gaúcha, com 69.949 votos, Pepe Vargas (PT) superou a votação que teve em 2018, quando se elegeu com 38.798 votos. Ele já tinha cumprido um mandato em 1994. Pepe é ex-prefeito de Caxias do Sul, foi ministro de três pastas durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e assumiu três mandatos como deputado federal em 2006, 2010 e 2014. Pepe é médico e natural de Nova Petrópolis, na Serra.
O deputado chegou por volta das 20h35min no comitê central do partido acompanhado por Denise Pessôa (PT), eleita para a Câmara dos Deputados. Foi recebido pelos vereadores do PT no Legislativo caxiense, Estela Balardin e Lucas Caregnato, e pela ex-deputada estadual e ex-vice-prefeita Marisa Formolo.
— Era possível fazer a reeleição, importante que estamos elegendo também a Denise (Pessôa, eleita para a Câmara dos Deputados) nesse momento — declarou o deputado, mesmo sem a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a eleição de Denise.