Dois dos maiores locais de votação de Caxias do Sul registram movimento intenso neste domingo (30) de segundo turno das eleições. Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Alexandre Zattera, no bairro Desvio Rizzo, os primeiros eleitores chegaram pouco antes das 8h. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Renato João Cesa, no bairro São Caetano, a movimentação também era intensa, mas sem registro de problemas durante as primeiras horas.
São 6.021 eleitores que votam nas 16 seções do Alexandre Zattera, que é o segundo maior local de votação da cidade. A eleitora Márcia Mônica Calza, 43 anos, deixava o colégio por volta das 8h6min:
— Prefiro vir cedo porque, aí, fico com tempo livre para aproveitar o domingo.
O motorista Rodrigo Luís Brum de Assis, 29, também prefere votar cedo. Ele chegou pouco antes das 8h, mas como já havia fila antes de abrir a escola, decidiu ir pra casa. Assis voltou 15 minutos depois:
— Gosto de vir cedo para evitar o transtorno porque no meio da manhã tem mais movimento — afirma ele.
No terceiro maior local de votação da cidade, a Escola Municipal Renato João Cesa, 5.256 eleitores estão distribuídos para votar em 14 seções. Quando as administradoras do prédio e os mesários começaram a chegar, por volta de 6h50min, já havia pessoas na fila.
O eleitor André Margarin, 38, também prefere votar de manhã.
— Não tinha ninguém na minha sessão. Eu cheguei, apertei as teclas, votei e em menos de um minuto estou liberado — conta ele.
Já na seção 21 havia fila. Jussara Rodrigues Silva, 58, era uma das eleitoras que aguardava.
— Tem menos movimento de manhã e aí voto e me "livro" para ficar tranquila durante o domingo. A minha sessão sempre tem fila. No primeiro turno levei duas horas pra votar, mas hoje vai ser mais rápido — comemora ela.
Já no Salão Paroquial da comunidade Nossa Senhora da Saúde, o movimento foi constante mas o tempo de espera, ao contrário do primeiro turno, também foi bem menor, como aconteceu nos demais locais. Uma urna travou logo no começo da manhã, mas não precisou ser trocada e a votação seguiu sem problemas.
— Na primeira vez (1º turno) tinha uma fila enorme e eu levei mais de uma hora para votar. Hoje (domingo) tem bastante gente, mas em cinco minutos já votei. O fluxo é mais rápido porque com dois candidatos fica mais simples para votar — acredita o corretor de imóveis, Mateus Casara, 41.
Assim como no primeiro turno, não houve troca de urnas nas primeiras horas de votação. Apesar do movimento constante, a eleição transcorreu sem problemas no período.