A Brigada Militar deu a largada na operação especial de eleições neste domingo com 70 policiais nas ruas de Caxias do Sul além do efetivo normal. Durante a tarde, o efetivo destinado especialmente para o pleito irá aumentar. Conforme o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, haverá policiamento nos 18 pontos de transmissão de votos assim que a votação terminar.
Também haverá atenção especial com possíveis comemorações. Em Caxias, a Praça Dante Alighieri, na área central, é um local tradicional de festas. O comandante conversou com a imprensa no final da manhã e pediu para que, em caso de resultados não alinhados estadual e nacionalmente, adversários não escolham os mesmos pontos para festejar, para evitar provocações.
— Se houver uma situação dessas, que os lados procurem locais diferentes para comemoração. Apesar de dividir a atenção da Brigada, nós preferimos dessa forma. Temos efetivo suficiente para trabalhar em dois pontos diferentes — destacou, durante coletiva no cartório eleitoral.
O chefe de cartório da 169ª zona eleitoral, Edson Borowski, atendeu à imprensa na mesma entrevista e falou da tranquilidade da eleição até agora. Segundo ele, a votação está mais ágil:
— Movimentação rápida porque são só dois votos. No primeiro turno, foi 82% de presença, 281 mil eleitores compareceram. Esse público que foi votar no primeiro turno já sabe a sua seção, não tem mais aquela dificuldade. Isso está facilitando muito o trabalho do segundo turno.
Cinco urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em Caxias do Sul neste domingo. Duas trocas foram realizadas na 16ª zona eleitoral: na seção 404 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciano Corsetti, no bairro Kayser, e na seção 307 do colégio La Salle Carmo, no Centro. Outros dois equipamentos foram trocados na 169ª zona eleitoral: na seção 319 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro, em São Luiz da Sexta Légua, e na seção 215 da Escola Municipal Erny de Zorzy, em Vila Oliva.
A quinta substituição foi na seção 567 da zona 136: na Escola Estadual Ivanyr Euclinia Marchioro, no bairro Jardelino Ramos.