O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul realiza as preparações finais para o primeiro turno das eleições 2022 no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul. Na tarde desta quinta-feira (29), servidores da Justiça Eleitoral e terceirizados finalizavam a inspeção das urnas e organização de outros materiais para cada roteiro de distribuição. Na inspeção é necessário ligar cada uma das 1.094 urnas que serão utilizadas na cidade para conferir se os dados estão corretos — número da seção, zona eleitoral, além da data e hora das urnas. Se houver alguma falha, a urna é substituída. São 18 servidores e 15 terceirizados que estão trabalhando nessas últimas etapas.
As urnas são armazenadas em caixas de papelão no terceiro andar do Cartório Eleitoral, onde fica o depósito. O chefe do cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, explica que para cada seção serão enviados quatro itens: a caixa com a urna, uma sacola para os presidentes de mesa — contendo o caderno de votação, número de identificação da seção e papéis com orientações —, a cabine de votação e o kit sanitário, que contém álcool gel e líquido, guardanapos para higienização e máscaras. O kit sanitário já está pronto.
Não será obrigatório o uso de máscaras por parte dos mesários ou dos eleitores. Borowski alerta para que os eleitores não utilizem álcool gel antes de votar, pois pode afetar na hora da biometria, pois o álcool resseca a pele. O ideal é utilizar após a votação.
Nesta sexta-feira (30), as cabines de votação e as sacolas para os presidentes de mesa serão colocadas no térreo do Cartório para facilitar o transporte, que será no sábado (1). Os kits de higiene já estão no térreo. As urnas eletrônicas serão retiradas do depósito apenas na hora do transporte, que inicia às 7h de sábado, com previsão de término às 9h. O trânsito sofrerá alterações.
Conforme Borowski, foram contratadas cerca de 60 pessoas para fazer o carregamento das 1.094 urnas do depósito a cada uma das vans que levarão os equipamentos aos 162 locais de votação em Caxias do Sul. São 27 vans de transporte e duas vans reserva. Na manhã desta quinta, uma equipe preparava uma estrutura do lado de fora do Cartório para caso de chuva no dia do transporte.
Canais digitais para informações
O chefe do cartório alerta para que a população utilize prioritariamente os canais digitais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) para tirar dúvidas sobre local de votação, por exemplo. A indicação é ligar para 148, no Disque Eleitor, ou utilizar o chatbot do TSE, via WhatsApp, no número (61) 9637-1078.
Nesta última semana, eleitores estão procurando o Cartório para consultar o local e seção de votação e outros serviços, como transferência do título e voto em trânsito. Porém, os últimos dois serviços já foram encerrados em maio e agosto, respectivamente.