A seção "5 temas para..." oferece a oportunidade de os candidatos ao governo do Estado se dirigirem diretamente à comunidade regional, sobre temas específicos e de interesse da Serra gaúcha ou cujos efeitos se manifestam concretamente na região.
Para os 8 candidatos de partidos que possuem representação no Congresso, o espaço total disponibilizado, em uma página, foi de até 6 mil caracteres, isto é, para as 5 respostas. Assim, ficou a critério do candidato utilizar todo o espaço concedido ou não.
Algumas respostas não utilizaram todo o espaço disponível. Por essa razão, porque alguns candidatos foram mais sintéticos do que outros, a distribuição do espaço pode ter alguma diferença, sem prejuízo do conteúdo.
>> Cinco temas da Serra Gaúcha para Roberto Argenta
>> Cinco temas da Serra Gaúcha para Edegar Pretto
>> Cinco temas da Serra Gaúcha para Eduardo Leite
>> Cinco temas da Serra Gaúcha para Luis Carlos Heinze
>> Cinco temas da Serra Gaúcha para Vicente Bogo
A publicação das respostas dos candidatos buscará respeitar a ordem alfabética do nome que aparece na urna. Nesta quarta-feira (28), seria a vez, por ordem alfabética, de o candidato Onyx Lorenzoni (PL) responder aos 5 temas da Serra, mas as respostas dele chegaram à redação no início da noite desta terça-feira (27). Elas serão publicadas na quinta-feira (29).
Em decorrência, está sendo antecipada a publicação das respostas do candidato Vicente Bogo (PSB).
Candidatos do PCB e do PSTU ficam para o final.
As perguntas formuladas
1. Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. O projeto do futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha está em implantação, na fase de projeto. Há R$ 200 milhões da Secretaria Nacional de Aviação Civil (governo federal), reservados para a obra. Como pode se dar a participação do governo do Estado neste empreendimento vital para o desenvolvimento regional e estadual?
2. Estrutura física das escolas estaduais. Em Caxias do Sul, por exemplo, há três escolas estaduais cujas situações são emblemáticas da desvalorização da educação: Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Imigrante e Alexandre Zattera. Aguardam melhorias e reformas emergenciais há anos. Tratando a demanda de uma forma geral, qual o plano do candidato para recuperação da estrutura física das escolas estaduais?
3. Programas de estímulo à irrigação. A quase todo ano, se repete o problema da estiagem na Serra, atingido hortigranjeiros, fruticultura e vinicultura. Que plano de ação o candidato pretende implementar para ações preventivas e de apoio contra a estiagem?
4. Preço das tarifas de pedágio no Bloco 3. São rodovias da Serra Gaúcha e do Vale do Caí. Há tarifas, como as projetadas para as praças de Farroupilha e São Sebastião do Caí (R$ 8,50 e R$ 9,83, respectivamente, nos dois sentidos) que ficaram pesadas para a região, sob o ponto de vista dos moradores e das empresas. O contrato está por ser assinado. Pode ser obtida alguma redução de tarifa com a participação estadual no pacote de investimentos da concessionária, ou esse é um caminho sem volta?
5. Turismo na Serra Gaúcha. Que ações de estímulo podem ser implementadas para fortalecer o turismo da Serra Gaúcha, tornando-o definitivamente um polo de referência nacional?
As respostas do candidato Ricardo Jobim
Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
"O governo pode ter papel de facilitador e agregador nesse setor através da nossa proposta de criação de uma agência de atração de investimentos privados. Podemos reunir os interesses da sociedade civil para pressionar por esse aeroporto, buscando antecipadamente gestores parceiros para uma concessão do aeroporto — nos moldes da Fraport com o Salgado Filho, em Porto Alegre — e pressionando o governo federal pela aceleração dos desenhos e do projeto. Quanto a recursos propriamente ditos, dependerão do desenho final do aeroporto e da necessidade de financiamento, caso as despesas sejam mais altas que o repasse federal e não haja parceiro privado interessado."
Estrutura física das escolas estaduais
"Temos um plano para reverter esse quadro de deterioração do ensino gaúcho e ele envolve reformas gerenciais, metodológicas e de estrutura. Vamos buscar municipalizar os colégios de Ensino Fundamental, com diálogo e transparência, para uma gestão mais próxima por parte dos municípios. Além disso, acreditamos que um ato de gestão importante envolve utilizar os recursos da educação de forma a estimular a melhora das escolas, repassando mais para as melhores escolas em índices nacionais. Defendemos a retomada da autoridade do professor e a adaptação dos currículos para as demandas do mercado de trabalho, nas linhas do que está estabelecido no novo Ensino Médio. Quanto à estrutura e às demais adaptações necessárias para um sistema educacional moderno e inovador, somos ambiciosos: pretendemos privatizar o Banrisul e utilizarmos os recursos da venda do banco para a criação de um fundo financeiro de reforma da educação gaúcha. É o dinheiro do presente construindo o nosso futuro."
Programas de estímulo à irrigação
"O agronegócio é o motor da economia gaúcha e vem sendo constantemente afetado pela estiagem: se acontece seca, a produção cai, a indústria relacionada para, as exportações caem e o PIB desaba. Para isso, pretendemos auxiliar os produtores com um programa de parcerias para irrigação, buscando linhas de crédito e recursos privados interessados. Queremos também trazer segurança jurídica e desburocratização na área ambiental para aqueles que constroem açudes e barragens. É de se observar que muitos dos choques em safras, causados pela estiagem, também encarecem nossos alimentos e afetam profundamente os pequenos produtores, muitos sem títulos de terra. Faremos um programa intenso de regularização fundiária de famílias rurais, dando a elas direito de propriedade e capacidade de buscar melhor crédito e melhores equipamentos — incluindo equipamentos para cisternas e mecanismos de irrigação — tendo seus terrenos como garantia. Agro forte e sem estiagem é garantia de emprego no campo e na indústria e de comida mais barata."
Preço das tarifas de pedágio do bloco 3
"Devemos entender que a situação fiscal é um grande impeditivo para realizarmos algum tipo de aporte ou subsídio para rodovias. Contudo, é obrigação do governo do Estado tentar renegociar, quando possível, e negociar os contratos antes das assinaturas, especialmente em caso de rodovias que servem como vias urbanas e tiveram suas praças de pedágio posicionadas no projeto sem o mínimo diálogo ou programa de compensação para a população local. O grande problema na construção dos blocos foi a inserção de rodovias com pouco potencial de tráfego, o que encareceu os pedágios. Vamos respeitar os contratos, mas vamos tentar melhorias."
Turismo na Serra Gaúcha
"Temos a proposta de criar uma agência, em parceria com o setor privado, para atração de investimentos e turismo. Temos que vender nosso Estado para o Brasil e o mundo, temos um grande potencial.
A primeira medida que o governo gaúcho pode fazer para auxiliar o turismo da Serra é infraestrutura e segurança. É fundamental retirarmos obras, como o Aeroporto Regional da Serra, do papel, seja com parcerias ou com investimentos públicos — divididos entre os governos federal e estadual —, duplicarmos rodovias e garantirmos que o acesso até os municípios seja algo estável e produtivo para o turista e para o morador. Nesse sentido, a segurança também se torna outro elemento diferencial fundamental, o morador e o turista passam a ter um ambiente muito mais tranquilo, harmonioso, propenso para consumo nas ruas, nas noites e, portanto, para maiores gastos no local, com segurança na rua.
Por fim, uma outra linha que percorre o debate do turismo é a desburocratização e o ambiente de negócios: é muito mais fácil empreender no turismo se há facilidade para abertura e fechamento de empresas, impostos baixos e simples, além de pouca burocracia em licenciamentos. Ganha o RS, com mais crescimento, e ganham o turismo e a economia regional, com mais investimentos atrativos."