Representantes de entidades, candidatos à Assembleia Legislativa, à Câmara de Deputados, ao Senado e ao Piratini estiveram reunidos na noite desta sexta-feira (12) para tratar sobre as demandas da região da Serra. As tratativas foram reunidas em um documento, elaborado por três meses pelo Mobi Caxias, e entregues durante um jantar para todos os que estiveram presentes em Caxias do Sul.
Todos os candidatos, inclusive a presidente da República, foram convidados. Entretanto, nenhum dos que almeja o Palácio do Planalto compareceu, apenas enviaram representantes. Durante a abertura do evento, o prefeito Adiló Didomenico deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a união das quase 200 pessoas de entidades envolvidas na elaboração do documento.
— Governos passam, mas quando temos uma organização como o Mobi Caxias as coisas ficam. Quando nos reunimos, temos uma força que nem imaginamos — defendeu Adiló.
Dos cinco postulantes ao governo do Estado que haviam confirmado presença — Luis Carlos Heinze (PP), Roberto Argenta (PSC), Vieira da Cunha (PDT), Vicente Bogo (PSB) e Ricardo Jobim (Novo) —, todos compareceram. Entre as demandas entregues estão assuntos ligados à educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento econômico, turismo, gestão e segurança.
— Nós estamos com um movimento intenso. Convidamos todos os candidatos para deputado estadual, federal, senador e governador. Esse é um pleito muito importante, que mostra a união da Serra para identificar quais as demandas emergenciais — explicou o presidente do Mobi Caxias, Rodrigo Postiglione.
Para elaborar o documento, mais de 49 municípios deixaram suas demandas individuais temporariamente de lado e trabalharam em conjunto. Visando somar forças, a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) juntou-se ao projeto, tendo em vista a pauta do porto marítimo de Arroio do Sal, por ser também uma demanda da Serra.
Ao todo, 89 assinaturas pós-entrega, de candidatos ou seus representantes, foram coletadas. Destas, 16 foram de candidatos ao Estado e federal.
Além da entrega do documento aos candidatos, o cientista político Fernando Schüler realizou uma palestra sobre a sua visão do cenário político nacional e a relação de governo com o setor privado.
Das demandas
O documento que reúne as demandas tem 61 páginas e apresenta cinco desafios em educação, seis em saúde, cinco em turismo, nove em infraestrutura, sete em gestão pública, cinco em desenvolvimento econômico e sustentável e seis em segurança pública. Uma das demandas apresentadas é a duplicação da RS-453, desde a RS-122, em Caxias, até a BR-101, em Terra de Areia.
— Queremos comprometer os governos em dar sequência ao porto, aeroporto e Rota do Sol que são ações que estão indo bem — exemplifica o diretor-executivo do Mobi Caxias, Rogério Rodrigues.