Há cerca de 20 anos, Danielle Malta Arrieche, 46 anos, iniciou a carreira de servidora pública federal em Caxias do Sul. Natural de Rio Grande, no sul do Estado, Danielle deixou a sua cidade natal e fez a transferência do domicílio eleitoral para a cidade serrana. Logo na sua primeira eleição no novo lar, foi convocada para estrear como mesária.
A servidora gostou tanto da experiência que nunca mais deixou de trabalhar nos pleitos eleitorais. Ela cita que os benefícios garantidos aos mesários, como as folgas e auxílio-alimentação para o dia, são grandes motivadores, mas sua satisfação em trabalhar nas eleições vai além.
— As eleições sempre me motivaram. Quando eu fiz 16 anos, eu corri para fazer o meu título acho que no mesmo dia. Eu cresci vendo o meu pai trabalhar na eleição e sempre o vi feliz por poder fazer aquilo. Hoje ele é aposentado, mas na época era bancário.
A "vocação" é de família. Danielle conta que sua filha de 27 anos também já trabalhou em duas eleições.
No pleito de outubro, a servidora pública participará ao lado de cerca de 4,4 mil mesários, divididos em 1,1 mil seções na cidade. São necessários quatro mesários por seção — o presidente da mesa e outros três.
A partir de 5 de julho até 3 de agosto, os cartórios eleitorais de cada cidade começarão o envio das convocações para os mesários, que pode ser por Correios ou via e-mail. Em Caxias é dado preferência pelo envio por e-mail. Segundo o chefe da 136ª Zona Eleitoral, Vicente Angelo Cadore, além dos mesários convocados, quem quiser se voluntariar pode obter mais informações diretamente no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul pelo telefone (54) 3221-3208 ou pelo e-mail caecaxias@tre-rs.jus.br.
Danielle atua, normalmente, como presidente de mesa de uma seção no bairro Presidente Vargas. O contato com diferentes pessoas no dia das eleições é algo que atrai a mesária.
— Acompanhamos muitas mudanças em relação ao nosso país (com o passar das eleições). Seja no comportamento das pessoas, na motivação delas na hora de votar, em alguns anos mais motivadas, em outros mais desmotivadas, é um processo bacana de observar. Acho que precisamos enxergar o momento como uma oportunidade de participar do processo democrático não só como espectador, mas como alguém atuante. O processo eleitoral foi algo que as pessoas lutaram tanto para ter de volta e precisamos valorizar esse momento — destaca ela.
FAÇA PARTE
Vantagem de ser mesário
:: Direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e de treinamento, sem perder o salário. As folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição que empregava a mesária ou o mesário na época da prestação do trabalho.
:: Auxílio-alimentação no(s) dia(s) de eleição no valor de R$ 45.
:: Em caso de empate em concurso público, quem é mesário pode ter vantagem, se o edital prever esse critério.
:: Algumas instituições de ensino consideram o trabalho nas eleições como válido para aquisição de horas complementares
Quem pode ser
:: Todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser mesário. O cidadão pode receber uma convocação ou se voluntariar.
Quem não pode ser
:: Os candidatos e seus parentes até o segundo grau (irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós) e cônjuge.
:: Os membros de diretórios de partido político, caso exerçam função executiva.
:: Autoridades e agentes policiais que exercem cargos de confiança do Poder Executivo.
:: Os que trabalham na Justiça Eleitoral.
:: Eleitor menor de 18 anos.
Para se voluntariar
:: Quem desejar se voluntariar pode obter mais informações diretamente no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul pelo telefone (54) 3221-3208 ou pelo e-mail caecaxias@tre-rs.jus.br.
EM CAXIAS DO SUL
:: 343.679 eleitores (dados parciais)
:: 160 locais de votação
:: 1.100 seções eleitorais
:: Em torno de 4.400 mesários
O CALENDÁRIO ATÉ OUTUBRO
JUNHO
Em 16 de junho, o TSE deve divulgar o montante de recursos disponíveis do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, também conhecido como Fundo Eleitoral. As siglas tiveram até o dia 1º de junho para comunicar ao tribunal que gostariam de recusar o uso do recurso de R$ 4,9 bilhões. Apenas o partido Novo renunciou ao repasse do Fundo Eleitoral.
A partir de 30 de junho, estará vedado às emissoras de rádio e televisão a transmissão de programas apresentados ou comentados por pré-candidatos.
JULHO
De 5 de julho até 3 de agosto, os juízes eleitorais nomearão os eleitores que atuarão como mesários no dia das eleições. Além disso, serão escolhidos os cidadãos que darão apoio logístico nos locais de votação.
No dia 11 de julho, o TSE irá publicar, na internet, o número oficial de eleitores aptos a votar neste ano. O número oficial serve de base para os cálculos do teto de gastos dos partidos e dos candidatos durante a campanha eleitoral.
O dia 20 de julho marca o início da janela das convenções partidárias, que são destinadas a deliberar sobre a escolha dos seus candidatos.
AGOSTO
Em 5 de agosto, é encerrado o período das convenções partidárias para definição dos seus candidatos para cada cargo.
No dia 6 de agosto, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de veicular propaganda política ou dar tratamento privilegiado a candidato, partido político, federação ou coligação.
O dia 15 de agosto é o último dia para os partidos ou federações oficializarem os seus candidatos.
Já o dia 16 de agosto é marcado pelo início da propaganda eleitoral, inclusive na internet. É permitido aos candidatos a realização de comícios e passeatas, propagandas em alto-falantes, distribuir material gráfico, além de veicular propaganda paga na imprensa impressa e virtual.
Em 26 de agosto, será permitida a veiculação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV referentes ao primeiro turno das eleições.
SETEMBRO
O dia 12 de setembro é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro de candidaturas, inclusive os impugnados e os seus recursos, tenham sido julgados pelos tribunais regionais eleitorais.
Em 29 de setembro, encerra-se a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Esse também é o último dia para a realização de debates entre os candidatos.
No dia 30 de setembro, encerra-se a propaganda eleitoral paga em meios digitais e impressos.
OUTUBRO
Em 1º de outubro, é encerrado o prazo para a realização de propaganda política presencial dos candidatos, como comícios, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata.
Em 2 de outubro os brasileiros vão às urnas para o primeiro turno. O horário de votação inicia-se às 8h da manhã e encerra-se às 17h, no horário de Brasília. Os resultados serão divulgados também nesse dia.
Se necessário, no dia 3 de outubro inicia a campanha eleitoral para o segundo turno.
Em 7 de outubro, será permitida a propaganda eleitoral gratuita sobre o segundo turno em rádio e TV.
O dia 28 de outubro marca o último dia para os debates entre os candidatos. Ainda nesse dia, será encerrada a propaganda eleitoral gratuita nas emissoras, além dos anúncios pagos nos meios impressos e digitais.
Dia 29 é a data limite para os compromissos de campanha dos candidatos.
Em 30 de outubro ocorrem as eleições do segundo turno. O horário segue o mesmo do primeiro turno.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)