Em sua segunda passagem pela Serra gaúcha neste ano, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, chegou a Bento Gonçalves no final da manhã desta quinta-feira (16). Ele visitou expositores da ExpoBento e da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), dois tradicionais eventos do município que seguem até domingo (19). O vice-presidente desembarcou em Porto Alegre na quarta (15) e fez o deslocamento até Bento Gonçalves de carro.
Mourão foi recepcionado por volta das 11h10min pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e pela presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Marijane Paese. Ao lado dela, estavam os coordenadores da ExpoBento, Gilberto Durante, e da Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior. Ele estava acompanhado da esposa, Paula Mourão. Em seguida, posou para fotos no acesso principal ao evento, antes de percorrer todos os espaços do parque. Autoridades locais e deputados também acompanharam a visita de Mourão nas duas festas, que levaram cerca de três horas.
A agenda dentro do parque concentrou paradas em expositores com foco em atrações de inovação e tecnologia. A primeira visita de Mourão foi no espaço da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que exibe produtos resultados de pesquisas e que, inclusive, auxilia no tratamento de pessoas com covid-19.
Também foi recepcionado no estande de uma tradicional indústria de móveis de Bento e em uma imobiliária que comercializa um empreendimento totalmente focado em aluguel por temporada. O passeio foi feito com longas paradas para Mourão atender aos diversos pedidos de fotos dos visitantes do evento, que puderam circular normalmente durante a visita do vice-presidente.
Vindos de Vera Cruz, os funcionários públicos Fábio André Leopold, 42 anos, e Marceli Tastch, 43, tiraram uma foto com o vice-presidente. Eles estavam acompanhados dos filhos Larissa, 8, e Davi, 4.
— Já tínhamos programado a vinda até aqui e tivemos a sorte de encontrar o vice-presidente aqui. Não podia voltar para casa sem uma recordação — contou.
No espaço da agroindústria familiar, Mourão recebeu presentes dos expositores e tomou suco de uva de uma vinícola de Bento e chope artesanal de uma cervejaria de Imigrante. Após, conheceu um robô produzido por uma empresa de Bento Gonçalves que auxilia no processo de aplicação de filme stretch em pallets com bebidas.
Quase uma hora e meia depois, Mourão chegou na vila típica da Fenavinho. Visitou estandes de vinícolas da região, degustou espumantes e interagiu também com o robô da empresa bento-gonçalvense Zegla, que serve vinho aos visitantes que comprarem uma taça no valor de R$ 20. O equipamento é uma das atrações do evento: mais de 1,7 mil doses já foram entregues pelo robô desde o início do evento.
Ele também deu disparos em um estande de airsoft e entrou na quadra de padel instalada nos pavilhões e, com a raquete na mão, jogou com a tricampeã brasileira e vice-campeã mundial da modalidade, Giulia Bettim, 15 anos.
Após a visita, Mourão almoçou com lideranças empresariais da região em uma agenda fechada para convidados. Mourão encerrou a sua agenda ministrando a palestra “Desenvolvimento de uma nação e os desafios do RS”, no Salão de Eventos de Bento Gonçalves Centro Empresarial. Essa programação também é restrita apenas para convidados. Nesta sexta-feira (16), Mourão acompanhará as atividades de Corpus Christi em Flores da Cunha, a partir das 11h. Ele fará visita aos tradicionais tapetes de serragem colorida na Praça da Bandeira. Na sequência, o vice-presidente realizará palestra para empresários no Salão Paroquial da cidade. Ele deve deixar. Serra durante a tarde e seguir em direção à região metropolitana de Porto Alegre.