A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul diz ter aberto um canal direto com líderes comunitários. Toda terça-feira, mediante agendamento, os presidentes de associações de bairro serão recebidos pela equipe da pasta. A reunião, segundo a Semma, tem o objetivo de orientar e encaminhar soluções para demandas das diversas regiões da cidade.
O formato surgiu após uma assembleia da União das Associações de Bairro (UAB).
— Recentemente, participamos de uma assembleia da UAB e foi uma grande oportunidade para ouvirmos a população e, a partir dali, tomarmos a decisão de estabelecer um canal de contato direto — disse o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins.
O primeiro encontro, que ocorreu excepcionalmente numa quarta-feira, teve a participação do secretário, da diretora-geral da pasta, Luzia Ester Santos Oss, do presidente da UAB, Valdir Walter, do presidente e vice-presidente da Amob Eldorado, João Batista de Oliveira e João Fagundes, respectivamente.
Para fazer os agendamentos, os presidentes de bairros podem entrar em contato com a Semma pelo telefone (54) 3901.1445.
Déficit e alvará
Certamente, as podas e o corte de árvores serão um dos temais centrais dos encontros. Caxias tem um déficit de 1,5 mil solicitações de podas, situação que motivou a pasta a Semma a iniciar uma ação para oportunizar aos moradores da cidade a solicitação do alvará de corte e a poda por conta própria. Entretanto, o trabalho só será realizado por meio de orientação prévia da Semma e passará por fiscalização posterior à poda. Ainda não está definido como será o instrumento jurídico ou administrativo a ser utilizado pelo Executivo para implantar a medida.