Uma reunião da diretoria da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), realizada nesta quinta-feira (26), deliberou sobre os recentes avisos emitidos pelo governo do Estado em função do crescimento acelerado de casos de covid-19 nos últimos dias. Conforme o presidente da entidade, o prefeito de Nova Prata, Alcione Grazziotin, a situação com relação ao uso de máscara segue sem mudanças.
— Os decretos que foram feitos há alguns dias pelos prefeitos continuam os mesmos. O uso de máscaras é meramente obrigatório nos locais que estão elencados nos decretos. Continua tudo igual, não existe pânico nenhum. O comitê está acompanhando os casos de forma muito eficiente, então, não existe modificação nenhuma — disse Grazziotin, referindo-se ao Comitê Técnico Regional da Amesne, que esteve presente na reunião.
Na quarta (25), o governo do Estado divulgou dados sobre o aumento da contaminação. Entre casos suspeitos e confirmados, houve um acréscimo de 320 pacientes nas últimas duas semanas, o que equivale a 83%; além do número de internados em UTI, que também subiu em 50 pacientes a mais. O governo reforçou a importância do uso de máscara e o engajamento da população na vacinação contra a covid-19.
Veranópolis, Carlos Barbosa e Garibaldi optaram nesta semana pela recomendação para que os estudantes das escolas da rede municipal retomem o uso de máscara. De acordo com dados do Boletim Regional de covid-19, informado pelo governo do Estado e atualizado na quarta (25), a macrorregião da Serra possui taxa geral de ocupação de UTI em 76,4%.