Pelo segundo dia consecutivo, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul funciona em horário estendido para dar conta da demanda por parte de eleitores da cidade que ainda precisam regularizar o título de eleitor, tornando-se aptos à votação nas Eleições 2022. Nesta quarta-feira (4) encerra-se o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para qualquer solicitação referente a isso, ou mesmo emissão do documento, por parte de jovens a partir dos 16 anos. Tendo em vista o aumento da procura por atendimento às vésperas do final do prazo eleitoral, o atendimento presencial desta quarta, assim como na terça-feira (3), foi aberto às 9h, seguindo até as 19h.
Até o final desta manhã, mais de 250 pessoas já tinham buscado por atendimento no cartório. Por volta das 11h30min, cerca de 40 pessoas encontravam-se no local, que atendia em 10 guichês. Algumas pessoas aguardavam do lado de fora do estabelecimento. A intensificação de público prevista para a parte da tarde deverá fazer com que os 13 guichês disponíveis passem a atender, algo que ocorreu na terça-feira, que totalizou cerca de 800 atendimentos.
Morador do bairro São Pelegrino, Marcos Vinícius do Santos, 33, foi um dos eleitores que compareceu ao local para regularizar o título nesta manhã.
— Onde eu votava fechou, então agora preciso mudar a localidade. Não consegui vir antes por causa do trabalho — comentou o empresário.
Para ter direito a votar em outubro, o construtor Gilberto Araújo de Lima, 56, também precisava de regularização.
— Eu morava em Charqueadas e estava com o título cancelado porque não consegui justificar nas últimas duas eleições, já morando em Caxias — declarou o morador do bairro Desvio Rizzo.
O chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, destaca que todas as solicitações podem ser feitas pela internet.
— As pessoas tem buscado o cartório, principalmente, para pagamento de multa e, em muitos casos, nem é necessário. Nossa orientação é primeiro consultar de forma online se está ou não irregular. Caso não consiga fazer a verificação ou o encaminhamento necessários, aí sim venham até o cartório. Estamos com atendimento ampliado para isso — afirmou.
O procedimento online pode ser feito pela plataforma JE Digital, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS); ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A quarta-feira é a data limite pra quem precisa solicitar primeiro título, transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título — no caso de pessoas transsexuais e travestis. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.
A regularização, operação feita para títulos cancelados, também deve ser requerida até hoje. Em Caxias do Sul, os cancelamentos aconteceram principalmente pelos eleitores que não fizeram a revisão biométrica em 2016. Outra situação de cancelamento é se o cidadão não votou e nem justificou a ausência em três eleições consecutivas. Dúvida de muitos, o título não é cancelado se o eleitor não compareceu e nem justificou a ausência nos dois turnos das eleições de 2020.