O dia anterior à finalização do prazo para a emissão e regularização do título de eleitor, que encerra-se nesta quarta-feira, é marcado por movimento intenso no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul. Às 14h25 da tarde, 82 pessoas aguardavam do lado de fora pela retirada da senha para atendimento. Dentro do cartório, 20 pessoas já eram atendidas ou esperavam para serem chamadas.
No total, 14 guichês operavam na instituição, sendo, um deles, improvisado por conta da alta demanda. Conforme Edson Borowski, chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, foram realizados cerca de 800 atendimentos (presenciais) nesta terça-feira. Nesta quarta-feira (4/5), o Cartório deve abrir mais cedo, às 9h, dependendo da procura e da capacidade de atendimento.
Entre a população que aguardava, muitos relataram problemas para realizar o processo pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, principalmente, no dia de ontem, após instabilidade do site devido ao alto número de acessos.
— Eu tentei pela internet e não consegui acessar. Ontem o site nem entrava. Tentei fazer o processo semanas atrás e sempre dava problema com o meu CPF. Eu não queria deixar para a última hora, mas foi o que deu para fazer — conta Natália, 17, que aguardava na fila para o cadastro do primeiro título eleitoral.
Marizete Lopes Pereira, 48, foi até o Cartório para justificar a ausência de voto no segundo turno nas eleições de 2020. Já Catarina da Cruz, 56, informou que teve dificuldades para acessar o site do TSE.
— Meu título queimou quando a casa da minha mãe pegou fogo. Eu vim fazer ele novamente. Pela internet não deu, mesmo com ajuda eu não consegui. Pediam muitas informações, muitas fotos, por isso, achei melhor vir direto aqui — disse Catarina.
A jovem eleitora Iadra Giovana Lira da Silva, 17, e a mãe Andréia Lira, 48, descobriram na manhã desta terça-feira que o prazo termina amanhã. Iadra completa 18 anos no mês que vem e foi ao Cartório emitir o primeiro título eleitoral.
— Eu achei que teria mais prazo. O meu marido veio ao meio-dia para regularizar o título e nos avisou que o prazo termina amanhã. Aproveitamos e viemos hoje porque amanhã vai estar pior. Só fui em casa buscar ela (a filha) e chegamos aqui, mas está andando rápido — conta Andréia, que trouxe a filha para tirar o título e aproveitou para mudar a zona eleitoral.
“40% dos atendimentos presenciais são desnecessários"
De acordo com Edson Borowski, chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, 40% dos atendimentos desta terça-feira seriam desnecessários. Ele afirma que a população relata que está recebendo e-mails, mensagens no WhatsApp e Facebook informando que o título de eleitor está irregular, porém, ele destaca que as mensagens são fraudulentas.
— Vem muita gente querendo regularizar sem precisar. Outros passam aqui na frente, olham a fila e se espantam, acham que também estão com a situação irregular. Os serviços mais essenciais como o do primeiro título e atualização de dados acabam precisando esperar — indica Borowski.
Na segunda-feira (2), o TSE registrou o maior número de atendimentos em um único dia na história do sistema Título Net. Foram realizadas 381 mil solicitações, número cerca de 15% maior que o recorde anterior, ocorrido no último dia de atendimento no fechamento do cadastro de 2020.
Apenas no dia de ontem, foram registrados 303 mil requerimentos para alistamento eleitoral. No total, o TSE teve 685 mil atendimentos ao eleitor na segunda-feira.
Borowski destaca que o melhor horário para utilizar o site para as operações é das 20h à meia-noite. Nesse período, não há atendimento nos cartórios eleitorais do país, por isso, o sistema não fica sobrecarregado.
O chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul também alerta que a procura pelo e-Título está intensa nos últimos dias e que muitos procuraram o Cartório porque não receberam a confirmação do aplicativo. Ele informa que o Tribunal Superior Eleitoral derrubou o sistema interno do e-Título, por isso, a população terá que aguardar para ter o documento digital.
— Todos que encaminharam o e-Título desde o dia 26 de abril precisarão aguardar para ter o documento validado. A equipe de Caxias irá iniciar o tratamento dos dados (do período a partir de 26 de abril) no dia 05 de maio. Não temos estrutura para fazer isso agora. Ou colocamos o sistema para atender presencialmente ou as solicitações do Título Net. Não tem condições de fazer os dois — pontua.
COMO FAZER
:: O cidadão pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br) ou a plataforma de atendimento virtual do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (jedigital.tre-rs.jus.br) para realizar as solicitações. Os eleitores também podem comparecer no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul (Rua Garibaldi, nº 596), a partir das 9h nesta quarta-feira (4/5). As senhas são distribuídas por ordem de chegada.
:: Pela internet, os eleitores podem fazer as solicitações a qualquer hora do dia. Todos os pedidos feitos até 23h59min do dia 4 de maio serão analisados pelo Cartório Eleitoral para serem válidos nas eleições de 2022. Após o cadastramento do serviço no site, os requerimentos dos eleitores entram no sistema dos cartórios eleitorais de cada município.
:: O prazo de 4 de maio é para alistamento do primeiro título, transferência de município e alteração de dados (endereço, nome, inclusão do nome social, local de votação e outros dados pessoais).
:: A regularização, operação feita para títulos cancelados, também deve ser requerida até 4 de maio. Em Caxias do Sul, os cancelamentos aconteceram principalmente pelos eleitores que não fizeram a revisão biométrica em 2016. Outra situação de cancelamento é se o cidadão não votou e nem justificou a ausência em três eleições consecutivas. Dúvida de muitos, o título não é cancelado se o eleitor não compareceu e nem justificou a ausência nos dois turnos das eleições de 2020.