Nessa quarta-feira (4), encerrou-se o prazo da Justiça Eleitoral para eleitores que precisavam regularizar ou emitir seu primeiro título e tornarem-se aptos a votar nas eleições de 2022. Na terça e quarta-feira, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul funcionou em horário estendido para dar conta da demanda da população da cidade. No total, entre operações presenciais e requerimentos pela internet, o Cartório fechou pouco mais de 18 mil requerimentos solicitados este ano.
Em dados gerais já fechados — sem contabilizar os requerimentos da internet que ainda passarão por análise — a busca pelo primeiro título foi o serviço com maior procura em 2022, representando 49,33% das operações — 6.033 alistamentos eleitorais. A transferência de domicílio eleitoral fechou em 3.195 operações, e a revisão — troca de local de votação, reativação de títulos cancelados, troca de nome, etc — resultou em 2.999 operações no ano.
Pela internet
Somente entre os dias 25 de abril e 4 de maio, o Cartório Eleitoral de Caxias recebeu 5.927 requerimentos pelo Título Net (sistema do TSE). O chefe da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, destaca que hoje o Cartório irá retomar a análise destes requerimentos, que havia sido suspensa desde sexta-feira passada (29/4), para a priorização do atendimento presencial. A expectativa é de colocar em dia a demanda até 25 de maio. A população que fez a operação pela internet deve aguardar o contato do Cartório Eleitoral.
— Já percebemos que existem alguns requerimentos duplicados e, no final, é possível que o número de operações realizadas seja menor do que o "passivo" atual — pontua.
Os números de solicitações, portanto, ainda não estão finalizados, razão pela qual ainda não é possível o comparativo exato com cadastramentos de eleições anteriores. Além disso, explica o chefe da Zona 169, os dados de cadastramentos de outros pleitos não estão tabelados e precisam ser gerados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) para serem disponibilizados. Borowski ainda ressalta que a disponibilização do serviço pela internet foi fundamental para evitar filas imensas e aglomerações na porta do Cartório.
— Só ontem (4 de maio, último dia), foram 2.238 requerimentos enviados pela internet. Imaginem essa quantidade de pessoas aqui na frente, com apenas 14 guichês atendendo. Nós jamais daríamos conta dessa demanda em um único dia. No dia mais movimentado do cadastro biométrico, em 2016, nós tínhamos em torno de 70 guichês, e atendemos 3,5 mil pessoas. Não teríamos condições de atender essa demanda se não fosse o atendimento online. Nos chamou a atenção requerimentos do interior, da zona rural, que fizeram tudo pela internet. Isso nos salvou de um tumulto maior do cartório — avalia Borowski.