Os primeiros 100 dias de administração em Flores da Cunha, sob coordenação do prefeito em primeiro mandato Cesar Ulian (PP), foram dedicados ao diagnóstico e encaminhamento de mudanças na forma de governar, com o objetivo de modernizar a gestão e usar a tecnologia para basear a tomada de decisão em indicadores, o que passa também por uma reestruturação administrativa. Além disso, foram dados os primeiros passos para um programa de incentivo ao empreendedorismo.
O vice-prefeito Marcio Rech (Republicanos), que é analista de sistemas, conduz o processo de atualização das ferramentas de gestão. O objetivo é desburocratizar processos, diminuir custos, aumentar a eficiência, além de garantir transparência e maior integração entre as secretarias.
— Vai ser possível analisar os processos, ver onde está barrando, qual o índice de solução e começar a tomar decisões mais profissionais, mais baseadas em dados do que propriamente em pressão política, como a gente entende que muitas prefeituras ainda são administradas dessa forma — analisa o vice.
Após o diagnóstico das necessidades, a prefeitura buscou empresas que poderiam prestar o serviço, chegando a três potenciais fornecedores. Vencida a etapa da escolha, Rech prevê que as fases de migração, treinamento e implantação levem, no mínimo, mais seis meses. Além de um software de gestão comum para as secretarias, a prefeitura também estuda implantar ferramentas específicas para gestão de frotas, para educação e para segurança. Através do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), o município já tem tratativas de implantação do projeto "Olhar Digital", com a implantação de câmeras de monitoramento, que terá por objetivo fornecer aos órgãos de segurança materiais e ferramentas capazes de vigiar pessoas e veículos por meio de câmeras instaladas em vias do município.
Além da adoção de novas ferramentas, a modernização da gestão passa também pela preparação das pessoas para absorver os novos conceitos. Segundo o secretário de Administração, César Conz, foi identificada a defasagem da prefeitura em relação a cargos, já que não há, por exemplo, um técnico em informática no quadro de servidores. Dentro da reestruturação administrativa, que deve contemplar também a criação de cargos para implantação da Guarda Municipal, a prefeitura pretende revisar a remuneração e os benefícios concedidos aos servidores, com o objetivo de garantir a motivação dos funcionários. A proposta deve ser concluída até outubro.
_ A ideia é criar o sentimento de justiça do colaborador interno, mas principalmente fazer com que, quando o serviço público encontre a comunidade, haja efetividade, velocidade, gentileza, aquilo que o cidadão merece _ explica Konz, que foi gerente administrativo do Centro Empresarial de Flores da Cunha durante 14 anos.
Para um cidade mais empreendedora
A prefeitura também estrutura o programa Flores da Cunha + Empreendedora, com previsão de implantação no próximo semestre. A ideia é tornar o município um agente de fomento do empreendedorismo, trabalhando com orientação e desburocratização de processos.
— O propósito é criar um elo entre o setor público e o privado para fazer com que novos negócios sejam constituídos de uma forma mais ágil, mas, ao mesmo tempo que sejam negócios perenes, que tenham condições de perdurar e consequentemente gerar um impacto econômico e social positivo — explica o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Paulo Sérgio Wichmann, que era gestor de Políticas Públicas do Sebrae até ingressar no governo.
Flores tem cerca de 4,3 mil empresas constituídas e, desse total, mais de 90% são pequenos empreendimentos. Wichmann destaca que, entre 2018 e 2019, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 10 a 12%. Em 2020, essa alta foi de mais de 20%.
— Boa parte desses empreendimentos possivelmente são empreendedores por necessidade, não por oportunidade. É mais um fator que nos leva a crer que é imprescindível uma aproximação da estrutura do empreendedor com a prefeitura.
As diretrizes do programa estabelecem a criação de uma central de empreendedorismo para acolher, informar e atender novos negócios, e o fortalecimento das compras públicas diretamente de fornecedores locais, com mapeamento de oportunidades, divulgação para os empreendedores e capacitação para potenciais fornecedores. Também estão previstas rodadas de negócio periódicas para aproximação de empresas e implantação de conceitos de empreendedorismo na educação municipal, além de apoio na qualificação de quem já é um empreendedor local.
TRÊS EIXOS
Iniciativas de destaque adotadas no período, segundo a prefeitura
- Gestão na era digital.
- Reestruturação administrativa.
- Flores da Cunha + Empreendedora.