O intenso corpo a corpo de integrantes de campanhas eleitorais em busca de voto deu vez a tranquilidade mesmo faltando apenas uma semana para o pleito em Caxias do Sul. Na manhã ensolarada deste sábado (7), poucos militantes faziam bandeiraço na praça Dante Alighieri, principal ponto central. O trecho com maior movimentação era o da esquina da Avenida Julio de Castilhos com a Rua Doutor Montaury, com cerca de 20 pessoas. Outros ponto marcado pela ação de militantes era o da esquina da Montaury com a Rua Sinimbu, onde cerca de dez pessoas defendiam seus candidatos no final da manhã. Em torno de quatro pessoas erguiam bandeiras e entregavam as conhecidas 'colinhas' na esquina da Avenida Julio com a Rua Marquês do Herval em um terceiro ponto de movimentação, ainda que tímida.
A reportagem esteve na praça e constatou que todas as pessoas respeitavam o uso de máscara. Não houve barulho de carros de som, o que é liberado com a presença do candidato, mas proibido se a intenção for estacionar e formar comício. O ambiente de calmaria era percebido pelo atendente de lanchonete Gerson Nascimento dos Santos, 26, que observava o movimento enquanto oferecia sorvete aos pedestres.
— Lembro que na última eleição havia muita aglomeração e uma bagunça de santinhos. Teve até briga entre concorrentes, muitos xingamentos. Neste ano está muito tranquilo apesar de ter mais candidatos. Poderia ser sempre assim! — diz.
Leia mais
Caxias do Sul deve conhecer resultados do primeiro turno entre 19h e 20h do dia da votação, 15 de novembro
Auditoria em Caxias do Sul atesta funcionamento correto das urnas eletrônicas
Desde 2016, os espaços para os grupos erguerem bandeiras na praça não são organizados por rodízio, como foi costume no passado. O formato mais livre segue neste ano. Conforme o chefe de cartório eleitoral, Edson Borowski, a divisão de dias ficaria pouco justa para a quantidade de candidatos a prefeito. Desta vez, são 11 aspirantes ao principal cargo do poder executivo caxiense, o maior número já registrado.
Mesmo que a circulação não seja a mesma de anos anteriores, a semana que se inicia - última de campanha, deverá ser de mais ação. Segundo Borowski, a campanha deste ano tem sido menos visual nas ruas. Os motivos são a pandemia e a valorização da internet como principal meio de convencimento.
— É uma situação natural. Na verdade, a internet passou a ser o novo espaço de disputa e a rua um momento secundário, mas é provável que nesta semana aconteça um aumento da presença de pessoas — diz.
Caxias terá 333.696 eleitores aptos a votar. A expectativa é que o resultado do primeiro turno, em 15 de novembro, seja conhecido por volta das 19h do mesmo dia.