Em coletiva de imprensa, o novo prefeito eleito de Caxias, Flavio Cassina (PTB), e o vice, Elói Frizzo (PSB), falaram sobre temas que terão de lidar ao longo do ano em que permanecem no comando da prefeitura. Confira:
DIÁLOGO, MAS MAIS NÃO DO QUE SIM
"O diálogo já faz parte do contexto. Neste primeiro momento vamos ter de dizer mais não do que sim, pela situação imposta. Mas teremos de desenvolver trabalho, verificar o que está acontecendo em cada secretaria". (Cassina)
CONTINUIDADE A AÇÕES DE GOVERNO GUERRA
"Tudo que estiver bem encaminhado, não temos ciúme, vamos tocar para frente, o que precisar de correção de rumo, vamos corrigir e o que precisar mudar, vamos mudar. Mas dependemos de um estudo melhor, mas o que estiver bem encaminhado será continuado". (Cassina)
PERSPECTIVA DE SECRETARIADO
"Alguns (secretários) são em caráter urgente que vamos priorizar, já na próxima semana, uns podem esperar um pouco mais, alguns acumulando que podem tocar, estão trabalhando direitinho. Dos atuais, pelo menos 20% dos interinos atuais devem ser mantidos. Só preciso saber se eles querem ficar". (Cassina)
ORÇAMENTO EQUILIBRADO
"Cada quadrimestre município apresenta seus números para a Câmara. Não acompanhei tão de perto recentemente, mas eu diria, olhando de fora, que os números não são nenhuma Brastemp, mas não tem nada de tão desesperador. Apenas alguns enquadramentos, encaminhamentos, algumas correções de rumo, mas evidentemente que não dá para fazer nenhuma aventura". (Cassina)
ARMADILHAS
"O orçamento está razoavelmente equilibrado, mas temos o caso Magnabosco, indenização da Visate, por exemplo, que são coisas que estão no horizonte e não temos governabilidade". (Frizzo)
FESTA DA UVA SEM MUDANÇAS
"Neste momento, se fossemos fazer modificação completa traria um transtorno muito grande. Neste momento não vamos mexer. Quanto ao ano que vem, vamos manter, a princípio. Seria prematuro antecipar qualquer coisa". (Cassina)
CASO MAGNABOSCO
"Quanto mais rapidamente fizermos o contato com a família, mais negociações importantes podemos fazer. Quanto mais deixarmos correr, pior. A pior coisa são os juros, que andam, o tempo passa e isso se avoluma". (Cassina)
FRIZZO PODE ACUMULAR SECRETARIA
"A vontade minha é sim (de Frizzo assumir alguma secretaria, além do cargo de vice-prefeito), agora depende se ele quer.(Seria a pasta) que ele escolher. Gostaria de ter acompanhamento dele em alguma secretaria porque o Frizzo, indubitavelmente, de todos os vereadores, é o que tem experiência pública disparado. Onde ele for, fará um bom trabalho. O homem é eclético". (Cassina)
148 MIL ELEITORES DE GUERRA
"Cumprimos a regra do jogo, constitucional e legal. A Câmara também representa a totalidade da população. E a Câmara confiou a nós essa responsabilidade. Nos sentimos tão legítimos quanto o ex-prefeito eleito. Não viemos de oportunismo, de golpe. (Serem acusados de golpistas) é choro de perdedor. Mas vamos governar para todos, sem distinção". (Frizzo)
"148 mil votaram no homem. É a votação mais expressiva da história da cidade e talvez nunca mais vai ser repetida. Entretanto, isso não dá superpoderes a quem recebeu essa unção do povo. E o povo também não é obrigado a ficar com ele até o fim, tem o direito de se arrepender." (Cassina)
A PRAÇA PARA TODOS
"Os dois itens principais do processo de impedimento (proibição do uso da Praça Dante Alighieri para benção dos Freis Capuchinhos e realização da Parada Livre) serão os primeiros a serem tratados pelo governo. Vamos cumprir os termos da ação civil público que julgou inconstitucional a parte do decreto que trata do uso de ocupação dos espaços públicos. Por isso o decreto tem de ser revisto." (Frizzo)
REAJUSTE DA PASSAGEM DE ÔNIBUS
"Tem novidades pela frente, mas só após ser nomeado o secretário de Transportes. Vamos nos reunir novamente com Conselho Municipal do Transporte, não só para discutir tarifa, mas política pública do transporte e mobilidade" (Frizzo).
CRITÉRIO PARA SECRETÁRIOS
"Perfil tem de ser técnico e político, não só técnico. São pessoas que vão entrar e no outro dia estar trabalhando, que conhecem o assunto" (Frizzo).
"Fatalmente alguém vai dizer 'estão buscando os mesmos (secretários)'. Bom, se os mesmos forem bons e capacitados, vamos buscar sim. Não podemos perder tempo aprendendo." (Cassina)
FINANCIARTE E CARNAVAL
"Carnaval, rodeio, essas atividades culturais todas em geral, o que o poder público poder ajudar em nível de estrutura e apoio logístico a gente vai ajudar. Tem maneira de ajudar que não é tão custosa. Tem maneira de ajudar, sem se atolar". (Cassina)
REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE AMOBs e UAB
"Não tivemos tempo ainda, mas vamos rever todos esses processos, sem dúvidas. Vamos descobrir que situação que se encontram." (Frizzo)
MAESA É PRIORIDADE
"Ação prioritária do atual governo. Não podemos nos dar ao luxo de perder um patrimônio desses por descaso, por desuso. Agora, temos mais de 100 solicitações de entidades e gente da comunidade com ideias para implementar. Então temos de analisar bem." (Cassina)
"Tratamento especial para Maesa. Vamos tentar implementar ali o que for possível. Vamos seguir aquilo que estava previsto. Prioridade é o Mercado Público e ocupação de secretarias. Depois são os espaços negociados com comunidade, desde espaço para eventos, teatro, etc." (Frizzo)
CARGOS EM COMISSÃO
"É matemático. Temos de fazer uma conta. Temos em Caxias, entre servidores de carreira, comissionados, estagiários e inativos, temos universo de 10 mil pessoas. Qual o número de CCs necessários para aplicar uma boa política de governo? No devido tempo avaliaremos. Mas uma coisa certa é que diminuiremos o número do governo que acabou de sair. Até 2% de comissionados é o que eu penso, mas preciso verificar se é consenso. Não é simplesmente diminuir CCs, tem que fazer na ponta do lápis." (Cassina)
"Dá para governar com menos CCs do que teve na ex-administração. Existe muitos servidores extremamente qualificados que podemos contar para conduzir as políticas públicas. Vamos dar prioridade a servidores de carreira." (Frizzo)
AEROPORTO DE VILA OLIVA
"O governador nos ligou e disse que quer ser parceiro no assunto aeroporto. Vamos aceitar a ajuda de todo mundo, agora, de que forma será feito isso, nós não sabemos ainda." (Cassina)
Leia também
Após fogo em quadro de luz da Câmara de Caxias, energia ainda não foi totalmente restabelecida
"A prefeitura estava muito pior do que imaginávamos", diz Ricardo Daneluz durante transmissão de cargo de prefeito de Caxias
Confira como foi a participação dos vereadores nas nomeações dos subprefeitos de Caxias