A má conservação das rodovias da Serra leva prefeitos de municípios importantes da região a defenderem uma medida impopular para resolver a situação. A concessão das estradas à iniciativa privada é consenso entre os chefes dos Executivos municipais de Bento Gonçalves, Farroupilha e Antônio Prado. No entanto, o apoio é parcial na região. Prefeitos de Gramado e Flores da Cunha, onde já há pedágios, não manifestam apoio à medida. À frente de Caxias do Sul, município com maior população da Serra, Flávio Cassina (PTB) preferiu não comentar o assunto.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), que é presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e participa das dicussões sobre o assunto junto ao Estado, explica que o estudo contratado pelo governo vai identificar se novas praças são necessárias ou se as atuais devem se tornar mais abrangentes. Na avaliação dele, uma ampliação do pedágio de Portão, na RS-122, ou a instalação de um novo na mesma rodovia no trecho de São Vendelino podem garantir melhorias em rodovias importantes da região, como a própria RS-122, a RS-453 e a RS-446.
— Desde que seja justo, não seja pura e simplesmente para a manutenção das rodovias, seja para duplicação e ampliação da nossa malha rodoviária, dentro da capacidade de pagamento da população, sou a favor.
O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), tem opinião semelhante. Ele conta que, como presidente da Aglomeração Urbana do Nordeste (Aune), já discutiu o assunto com outros prefeitos e esse é um entendimento comum. Para o chefe do Executivo farroupilhense, um pedágio deve ser instalado no cruzamento da RS-446 com a RS-122, em São Vendelino.
— Sempre é uma medida antipática, mas no momento é melhor essa antipatia que as estradas mal conservadas - resume.
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O prefeito de Antônio Prado, Juarez Santinon (MDB), considera que o pedágio é importante para que se possa fazer investimentos nas rodovias.
— Nós achamos que o Estado tem de fazer a sua parte, mas infelizmente nós sabemos da precariedade econômica, da dificuldade financeira que o Estado tem. Ele não vai conseguir aportar os recursos para fazer as melhorias nas rodovias.
Entre Antônio Prado e Flores da Cunha, na RS-122, fica um pedágio mantido pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que alega que a arrecadação é baixa por causa de um desvio próximo. Santinon considera o uso da passagem alternativa é motivada pelo preço do pedágio, que varia de R$ 7 a 24,90, de acordo com o tipo de veículo. Ele defende que a praça permaneça no mesmo trecho se a decisão for fazer a concessão do trecho, em Flores da Cunha.
Já o prefeito florense, Lídio Scorteganga (MDB), tem uma opinião diferente e diz que o pedágio "só trouxe prejuízos ao município". Scorteganga prefere ter mais informações sobre o futuro projeto de concessão das rodovias para ter uma opinião definitiva sobre o assunto. Apesar disso, reclama do fato de que não há discussões sobre duplicação da RS-122, entre Caxias e Flores da Cunha, por exemplo. Ele também teme que promessas de investimentos sejam descumpridas.
— De papel e de discurso, Flores da Cunha já está cheia. Acho que não só Flores da Cunha, como todo o Estado.
Principal destino turístico do Estado, Gramado está cercada de pedágios. O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca (PDT), diz que não tem mais lugar para novas praças na região.
— Todas as entradas de Gramado já tem pedágios — comenta.
Ele também reclama que o preço nas praças que dão acesso à Região das Hortênsias é muito alto. Hoje, o valor é de R$ 7,90 nos pedágios de Gramado, Três Coroas e São Francisco de Paula.
Estudos encomendados pelo Estado
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é responsável por estudos técnicos encomendados pelo governo do Estado para conceder à iniciativa privada mais de mil quilômetros de rodovias gaúchas. Esses estudos vão definir medidas como duplicações, implantação de terceiras faixas e outras obras nas estradas estaduais. O governo diz que as tarifas e novas praças só serão conhecidas ao fim do estudo. A licitação para conceder as rodovias está prevista para 2021.
Rodovias que passam pela Serra incluídas em estudo do Estado para concessão:
::: RS-122, de Campestre da Serra a Portão
::: RS-115, Taquara a Gramado
::: RS-235, de Nova Petrópolis a São Francisco de Paula
::: RS-020, de São Francisco de Paula ao Vale dos Sinos
::: RS-129, de Casca a Venâncio Aires
::: RS-453, de Farroupilha a Garibaldi
::: RS-446, de Carlos Barbosa a São Vendelino
::: RS-813, de Farroupilha a Garibaldi