O MDB classificou como “noite histórica” a homenagem do partido caxiense ao ex-governador e ex-senador Pedro Simon por seus 60 anos de vida pública. Reuniu cerca de 350 emedebistas sexta-feira à noite, no Grêmio Esportivo Gianella. E foi mesmo uma noite histórica, até por conseguir reunir os três ex-governadores caxienses pelo MDB: Simon, José Ivo Sartori e Germano Rigotto. A noite foi de homenagens, de projeções políticas e eleitorais e um componente importante: uma aparição de Sartori, com discurso, em programação de peso político do MDB caxiense.
Os discursos centraram-se nas homenagens a Simon, mas sobraram alfinetadas para o PT, no dia em que o ex-presidente Lula foi solto, e para o prefeito Daniel Guerra. Sartori ainda pincelou o cenário nacional:
– Hoje vivemos uma guerra de vaidades. Ninguém está preocupado com a nação.
Já Simon aconselhou a não entrar na onda de debates extremos entre esquerda e direita, o que segundo ele pode levar a medidas radicais.
– Aos 90 anos (que Simon completa em 31 de janeiro de 2020), estou pronto para percorrer o Brasil pela união do povo – comprometeu-se.
Também participaram o deputado federal e presidente estadual da legenda, Alceu Moreira, os deputados estaduais Tiago Simon e Carlos Búrigo, nome consolidado do MDB à disputa da prefeitura caxiense, mais a ex-deputada estadual Maria Helena Sartori.
Não estavam o ex-deputado federal Mauro Pereira e o vereador Edson da Rosa.