A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul deve votar, na sessão ordinária desta quinta-feira (22), projeto que estipula que todas as licitações realizadas pelo poder público devam ser transmitidas pela internet por meio da prefeitura.
O projeto, de autoria do vereador Kiko Girardi (PSD), prevê que as escolhas de empresas por meio de concorrências que envolvam a prefeitura e Câmara de Vereadores sejam veiculadas ao vivo na página do Portal da Transparência do município.
Segundo o projeto, a gravação vai abranger os procedimentos de abertura dos envelopes que integram a fase de apresentação de propostas das empresas interessadas em participar de certames com o poder público.
As gravações serão armazenadas após a escolha das empresas. O projeto ingressou em primeira discussão na sessão desta terça e recebeu um substitutivo que definiu a abrangência das transmissões nos órgãos públicos.
Conforme o autor do projeto, a transmissão online dos procedimentos de seleção de empresas possibilita que a sociedade fiscalize o processo. Somente não serão incluídos na nova legislação processos licitatórios realizados por meio de pregões eletrônicos na internet.
Caso receba a aprovação na sessão desta quinta, o projeto segue para sanção do prefeito Daniel Guerra (PRB). Caso seja vetado, retorna ao Legislativo, que pode derrubar o veto e promulgar a nova legislação.
Leia também
Pórtico de São Francisco de Paula deve ser inaugurado nas próximas semanas
Construção de escola no Campos da Serra, em Caxias, tem duas propostas classificadas em licitação
Canela sedia primeira semana de acessibilidade a partir desta quarta-feira
Técnico do Juventude é suspenso pela primeira vez na Série C