Um despacho do juiz João Pedro Cavalli Júnior, da 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública do Foro de Caxias do Sul deferiu o pedido de liminar de autoria do PDT, que impede a prefeitura de Caxias de alterar a região turística. A decisão decorre da polêmica envolvendo o pedido de Caxias para sair da Região Uva e Vinho e ingressar na Região das Hortênsias no processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.
Leia mais:
Mudança de Caxias da Região Uva e Vinho para as Hortênsias deve ser oficializada neste ano
Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias
"Decisão amadurecida e consolidada", diz Secretaria do Turismo sobre incluir Caxias na Região das Hortênsias Ministério do Turismo não deve interferir na mudança de Caxias para as Hortênsias
A medida, de caráter provisório, portanto, tem efeito de proibir a alteração. A argumentação dos autores do pedido é de que o município necessitaria de deliberação do Legislativo para efetuar a mudança.
Resta saber como que o processo será interrompido, uma vez que a solicitação do município já foi encaminhada ao Governo do Estado, que no próximo dia 30 de julho deve encaminhar as solicitações dos municípios e regiões ao Ministério do Turismo.
O Pioneiro tenta contato com a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Renata Carraro, para esclarecer a polêmica envolvendo o tema. Porém, a secretária alegou estar muito ocupada com os assuntos da pasta desde que retornou de férias — após prestar concurso para turismóloga — e optou por não conceder entrevista.
Leia também
"Para estar em uma região turística tem de estar muito bem preparado", diz presidente de entidade das Hortênsias
Vereadores aprovam moção de contrariedade à inclusão de Caxias do Sul na Região das Hortênsias