A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou e o prefeito Daniel Guerra (PRB) sancionou, nesta terça-feira (4) a lei Estação do Filó. O projeto foi apresentado pelo vereador Alceu Thomé (PTB) e busca incentivar a realização de filós, festa tradicional italiana.
O parlamentar explica que a ideia surgiu para despertar o interesse da comunidade em relação aos costumes italianos. Segundo Thomé, o evento é desenvolvido em outras cidades e traz frutos positivos, especialmente ao turismo.
— Realizamos um estudo e percebemos que esse evento vem dando certo em outras cidade e, como Caxias é carente de turismo, achamos que seria viável que isso ocorresse aqui também — defende o vereador.
A festa é realizada por italianos para unir familiares e amigos.
— A principal característica dos filós é a preservação dos traços culturais da origem italiana, por meio da gastronomia, música, lazer, além de formas de se vestir, morar e dos dialetos. A população de Caxias é formada, em sua maioria, por descendentes de imigrantes italianos, então é importante manter essa cultura viva — explica Thomé.
O objetivo da lei é cativar as comunidades para que se envolvam na organização dos filós. Conforme o vereador, a expectativa é que o evento ocorra anualmente em julho, por ser um mês frio, que incentiva a alimentação com comidas típicas. Os filós devem ocorrer nas sextas e sábados, mas ainda não há uma data para início.
Segundo o parlamentar, há a possibilidade de parcerias com a Secretaria do Turismo e a da Cultura de Caxias. Entretanto, não acarretará custos ao município.
— Como é um projeto que partiu do Legislativo, o município não pode arcar com custos. Então, a expectativa é que a prefeitura possa ajudar na organização — esclarece o vereador.
Filós já são organizados em Caxias
A Secretaria do Esporte e Lazer já realiza filós. Intitulado de Filó do Interior Tutti Insieme, o evento é realizado pelo Projeto Conviver desde 2012.
O vereador Alceu Thomé explicou o que muda agora que os filós viraram lei:
— O município realiza, por meio da Smel, o evento de forma modesta. Agora, resolvemos incrementar o evento para trazer turistas e unir comunidades, especialmente no interior.