O governador José Ivo Sartori (MDB) esteve em Farroupilha no final da manhã desta sexta-feira. Ele visitou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Corsan no bairro Santa Catarina. A previsão de conclusão é no segundo semestre de 2019 e de operação no final do ano que vem. O investimento é de R$ 11,5 milhões.
Para a imprensa, falou da importância da obra para aumentar o percentual de esgoto tratado. Também comentou o processo de transição no governo. Sartori disse que o processo está transcorrendo com normalidade e que tem priorizado dar espaço para quem tem as informações.
— Não temos nada a esconder e, aquilo que é público, fizemos desde o primeiro dia de governo, mostrando a realidade através da transparência e falando também a verdade — destacou.
Apesar de ressaltar a transparência de seu governo, Sartori não respondeu a pergunta sobre os motivos que o levaram a não falar, inclusive durante a campanha eleitoral, sobre a exigência da venda do Banrisul por parte do governo federal para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Questionado, calou-se.
A visita às obras do novo presídio de Bento Gonçalves e da ETE da Corsan, também em Bento, foi cancelada, porque o governador não conseguiu chegar a tempo na cidade. Ele se deslocava de helicóptero de Porto Alegre até Bento, mas não havia teto para pouso. Precisou retornar a capital e fez o trajeto até Farroupilha de carro. Chegou às 11h40min e permaneceu por cerca de meia hora. Depois, tinha compromisso particular.