Seis secretários do governo Daniel Guerra (PRB) já marcaram férias após concluírem o primeiro ano de trabalho na administração municipal. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura na tarde de ontem. Dos 24 integrantes do primeiro escalão, 15 têm direito ao período de descanso, entre eles, a secretária da Saúde, Deysi Piovesan, servidora municipal, que assumiu o cargo somente no dia 5 de junho. É a sétima titular de secretaria com o período de descanso agendado. Todas as férias são regulares.
A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Rasia, foi a primeira a usufruir as férias por um período de 15 dias. Ela esteve ausente da pasta de 2 a 17 de janeiro. No período, a diretora de Bem-Estar Animal da secretaria, Marcelly Felippi, assumiu o cargo. Patrícia já retornou à função.
Nem mesmo a queda do subprefeito do Desvio Rizzo, Joarez Paproski, desmarcou as férias do secretário de Obras, Leandro Pavan. Ele iniciou o período no dia 11 de janeiro e retorna ao trabalho no dia 26. Neste período, a secretária da Agricultura, Camila Sirena, acumula as secretarias e a subprefeitura do Rizzo.
No retorno das férias, Pavan assume como interino da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, no descanso do titular Cristiano Soares, que sairá de férias de 26 de janeiro ao dia 10 de fevereiro. No mesmo período, a titular da Secretaria do Urbanismo, Mirangela Rossi estará de férias. O secretário de Planejamento, Fernando Mondadori, vai acumular o cargo.
A última secretária a sair no final deste mês é a titular da Agricultura, Camila Sirena. As férias dela iniciam-se no dia 29 de janeiro e vão até 13 de fevereiro. Em seu lugar, Patrícia Rasia, do Meio Ambiente, vai acumular os cargos.
A secretária da Saúde, Deysi Piovesan, tem marcado o segundo período de férias desde que assumiu a pasta mais delicada do governo. Ela vai tirar 15 dias de descanso de 7 a 22 de fevereiro. A diretora-executiva da secretaria, Ana Paula Grando Fonseca, vai assumir o posto.
A secretária da Educação, Marina Matiello, por enquanto, é a única que optou por tirar 30 dias de férias. Ela vai se ausentar de 28 de fevereiro a 30 de março. Marina sairá após o início do ano letivo, previsto para 19 de fevereiro. No lugar da titular, a servidora municipal e diretora administrativa da Smed, Raquel Boijink Baldasso, vai ocupar o cargo.
Interino é para atos administrativos
O chefe de Gabinete da prefeitura, Júlio César Freitas da Rosa (PRB), explica que a administração colocou duas possibilidades de substituição durante o período de férias: a ocupação do cargo por outro secretário ou o diretor da pasta.
Questionado se os substitutos têm capacidade técnica para assumir a função durante o período das férias do titular, Freitas da Rosa diz que muitas secretarias têm proximidade de relação de trabalho no dia a dia e que a decisão ocorreu devido a um processo de gestão interna de cada titular das pastas.
Quatro secretários vão acumular cargos durante as férias dos titulares. Para o chefe de Gabinete, a duplicidade não trará prejuízos para a administração porque ocorrerá em períodos curtos.
_ Qualquer tomada de decisão não será pelo interino. Tomadas de decisões, questões estratégicas e que demandam além do conhecimento técnico são atividades do secretário titular. O interino é para períodos curtos e questões que tenham necessidades de assinaturas de empenhos, pagamentos, um despacho, mas administrativamente.