Desde o lançamento do Olhômetro, ferramenta digital que permite acompanhar o resultado das votações na Câmara Municipal de Caxias do Sul, na segunda-feira, os vereadores aprovaram 18 votos de congratulações e quatro requerimentos. Já são, no total, 39 votos – incluindo os de louvor –, três moções, três projetos e 21 requerimentos aprovados neste ano. De todas as proposições votadas até agora, apenas dois requerimentos foram rejeitados.
O que mais chama a atenção são os votos de louvor e congratulações. São 39 em menos de três meses. O que lidera são os votos de congratulações para formandos: sete no total. Aniversário de fundação e lançamento de livro também estão entre os motivos para emissão de votos nas últimas semanas.
O Olhômetro, além de mostrar como votam os parlamentares, permite análises interessantes. Por exemplo: embora tenha minoria no Legislativo – apenas dois vereadores são da base do governo –, o prefeito Daniel Guerra (PRB) conseguiu aprovar os dois projetos que enviou para a Câmara. O primeiro, ainda na primeira semana de janeiro, em regime de urgência, o que demandou a convocação de uma sessão extraordinária.
A proposta previa corte nos salários dos cargos em comissão. A retirada da verba de representação para os CCs, prevista na proposição, teve apoio de todos os vereadores. Edi Carlos (PSB) não compareceu àquela sessão. O segundo projeto do Executivo, que institui o Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal, também foi aprovado por unanimidade. Coincidentemente, Edi Carlos também não votou a proposta, porque estava ausente.
A concordância com os projetos enviados pelo prefeito condizem com o discurso dos vereadores, de "oposição responsável". Após a eleição de Guerra, em outubro, os vereadores disseram que votariam a favor de propostas que fossem "boas para a cidade". Mas esse "apoio" ao governo não quer dizer que os parlamentares não estão de olho na gestão. Prova disso são os nove pedidos de informação aprovados pela Câmara.
Leia mais
"A verdade faz bem à saúde. E cumprir a carga horária também", discursa Guerra em frente aos médicos
Vice-prefeito de Caxias do Sul revê discurso e assinala divergências com Daniel Guerra
Vereadores pedem que vice-prefeito de Caxias reconsidere decisão de renúncia
Como a renúncia do vice-prefeito de Caxias repercutiu entre lideranças da Serra
O mais recente é o da vereadora Gládis Frizzo (PMDB), aprovado na quinta-feira, que solicita informações sobre o serviço de cuidadores educacionais na rede municipal. Há pedidos sobre o canil municipal, programas sociais do município, Farmácia do Ipam, feira ecológica, monitores de academias, reajuste da tarifa de água e parentesco de CCs com o vereador Chico Guerra (PRB). O prefeito tem sempre 30 dias para responder os questionamentos.
Durante a semana, o vereador Alceu Thomé (PTB) apresentou o retorno do pedido de informações que fez ao Executivo sobre os imóveis locados pela administração. Obteve como resposta que a prefeitura aluga 80 imóveis, o que gera um gasto mensal de R$ 625.248,29. É possível conferir o documento na íntegra no Olhômetro.
Ferramenta traz transparência
A ferramenta agradou leitores do Pioneiro, que se manifestaram nas redes sociais. Na Câmara, alguns vereadores fizeram ressalvas de que o trabalho não pode ser medido apenas pela apresentação de projetos e pelas votações. Para o presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier (PMDB), o Olhômetro dá visibilidade ao site da Câmara.
– Acaba mostrando um pouco do trabalho dos vereadores. Toda ferramenta que vem para trazer transparência é importante – destacou.
Criador do Estadão Dados, núcleo do Estadão especializado em reportagens baseadas em estatísticas e no desenvolvimento de projetos especiais de visualização de dados, José Roberto Toledo também elogiou a iniciativa. Ele é responsável pelo Basômetro, ferramenta interativa que permite medir o apoio dos parlamentares ao governo federal e que inspirou o Olhômetro.
– O mais bacana é que essa era a ideia original do Basômetro: desdobrar-se em projetos locais e regionais feitos por terceiros. Tanto que convencemos o jornal a abrir o código no github. Já havia perdido a esperança, porém, de que alguém iria se inspirar no modelo. E foi só inspiração mesmo, porque o código e a interface do Olhômetro são originais. Muito bacana – comentou Toledo na lista de discussão da Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji).
O Olhômetro, que surgiu para reunir os dados das votações das sessões em um único espaço virtual para que o eleitor possa acompanhar o trabalho dos vereadores no plenário, está em permanente desenvolvimento. A intenção é ampliar as possibilidades de pesquisa no site a partir dos dados da Câmara.
Leia também
Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves anuncia cortes e espera economizar R$ 500 mil
Conselho vai encaminhar denúncia ao MP sobre ligação de prefeito a médico do SUS de Caxias
"É importante que a reforma transite", defende José Cechin, ex-ministro da Previdência
"A CPI vai abrir a caixa preta", diz senador Paulo Paim sobre comissão para investigar a Previdência
Exemplos de proposições votadas até agora
:: Sete votos de congratulações para formandos de Biblioteconomia, Sociologia, Publicidade, Gestão Comercial, Administração, Biomedicina e Direito, propostos por diferentes vereadores.
:: Requerimento para criação da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa! para acompanhamento do processo de ocupação da antiga Maesa/Fábrica 2, de autoria coletiva.
:: Requerimento que solicita informações ao Executivo Municipal e à FAS referente aos valores, projetos e entidades auxiliadas pela Fundação, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB).
:: Requerimento que solicita informações ao Executivo referente aos secretários e CCs com vinculações de parentesco com vereador e se possuem vínculos com prestadores de serviços do poder público municipal, de autoria coletiva.
:: Requerimento que solicita sessão solene em homenagem aos 160 anos de lançamento da obra básica da doutrina espírita, o Livro dos Espíritos, de autoria coletiva.
Projetos aprovados até agora
:: Projeto de autoria do Executivo que institui o Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal em Caxias.
:: Projeto de autoria da Mesa Diretora da Câmara que estabelece critérios gerais para a concessão de prêmios, comendas, selos, medalhas, diplomas, troféus e demais títulos honoríficos e honrarias.
:: Projeto de autoria do Executivo que regulamenta a concessão de gratificação a título de representação. CCs da prefeitura deixam de receber 50% de adicional nos salários a título de verba de representação – no caso do Controlador Geral do Município o índice era de 80%. Apenas foi mantida a verba de 50% para o cargo de procurador.
Proposições rejeitadas até agora
:: Requerimento de autoria do vereador Arlindo Bandeira (PP) que solicitava a criação da Comissão Temporária Especial para discutir a Implantação de um Autódromo no Município.
:: Requerimento, também de autoria de Bandeira, que solicitava a criação da Comissão Temporária Especial para discutir o Desenvolvimento do Turismo.