Em clima de eleições municipais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo, em Caxias do Sul, realiza, desde o início do período eleitoral, um pleito simulado. O ponto alto será nesta sexta-feira, quando os 168 alunos do turno da tarde – educação infantil e 1º, 2º e 3º anos – do colégio do bairro São Ciro II escolherão seus representantes.
Leia também
Alunos da FSG debatem criação de diretório estudantil em Caxias do Sul
Período do matrículas abrirá em novembro em Caxias do Sul. Confira dicas para escolher a melhor escola
Como Guerra irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
Como Néspolo irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
São quatro chapas, formadas por alunos de duas turmas do 2º ano e duas do 3º que interpretam personagens de desenhos animados. Cada uma das coligações tem candidatos a prefeito, vice e dois vereadores. A campanha com cara de faz-de-conta não deve em nada a uma de "gente grande": os candidatos mirins elaboraram plano de governo, panfletos e cartazes, jingles e até vídeos para o horário eleitoral, que são veiculados na biblioteca, durante o espaço da hora do conto.
Antes de iniciar-se a campanha propriamente dita, os alunos estudaram nos últimos meses as funções do prefeito e dos vereadores e o que é permitido ou não em uma campanha. Foram muitos debates em sala de aula, identificando as necessidades da comunidade e refletindo sobre a importância da política no dia a dia. As discussões resultaram em propostas, principalmente para a escola, como um ginásio, laboratórios e transporte gratuito para os estudantes.
Mas também surgiram ideias para a cidade, como a construção de mais hospitais, redução do preço dos remédios e aumento do efetivo da Brigada Militar. O envolvimento e a empolgação são tão grandes que os alunos, agora, querem levar tudo para o voto. O projeto acabou tornando as crianças mais observadoras e questionadoras.
– Um aluno me disse: "profe, eu queria votar na tua turma, mas a tua candidata jogou papel no chão" – conta a professora Andréa Xavier.
A intenção, após a eleição, com o resultado que será conhecido ainda na sexta-feira, é finalizar o projeto trabalhando o conceito de cidadania com os alunos, ou seja, de que é preciso eleger representantes, mas que cada um deve fazer a sua parte.
– No futuro, eles vão saber lidar melhor com a política. Acho que essa galerinha vai fazer a diferença – torce a professora Suzicler Amábile Zoletti Sponga.
Após a eleição, a diretora Jaciara Viesser Bosi pretende reunir as propostas apresentadas durante a campanha e aproveitar algumas das ideias da gurizada.
Conheça os candidatos:
Chapa do Partido Amigo das Crianças (PAC)
Prefeita: Elsa
Vice: Olaf
Vereadoras: Anna e Bela
Principal proposta: uma escola nova.
– Com salas melhores, janelas maiores e sem goteiras – detalha Kauane Terres Margarez, 8 anos, a Elsa.
Chapa do Partido Donos da Mudança (PDM)
Prefeito: Homem-Aranha
Vice: Naruto
Vereadoras: Chapeuzinho Vermelho e Mulher Maravilha
Principal proposta: construção de um ginásio para a escola.
– Na educação física e no recreio, quando chove, a gente fica na sala. Se tivéssemos um ginásio, ficaríamos lá – explica Luiz Gustavo Silva de Campos, 8 anos, o Homem Aranha.
Chapa do Partido da Força do Bem (PFB)
Prefeito: Goku
Vice: Scorpion
Vereadores: Viúva Negra e Dead Pool
Principal proposta: plantar mais árvores.
– Também fechar os buracos nas ruas – acrescenta João Victor Morawski Teixeira, 9 anos, o Goku.
Chapa do Partido Quarteto Fantástico (PQF)
Prefeito: Homem-Elástico
Vice: Mística
Vereadores: Hulk e Pikachu
Principal proposta: rampas de acesso em todas as salas de aula.
– Não temos colegas que usam cadeira de roda, mas é para quando tivermos – diz Daniel Valcir de Oliveira, 9 anos, o Homem Elástico.