Por ser nome novo ao eleitorado caxiense, o candidato a vice-prefeito pelo Partido Republicano Brasileiro, o PRB, Ricardo Fabris de Abreu propõe:
– Todos me dizem que, quando eu entrasse na política, iria conhecer o "esquema". Então me apresentem o que é o tal esquema, porque, até agora, não entendi o que é ser corrompido.
Leia mais:
Quem é Paulo Freitas, candidato do PCdoB a vice-prefeito de Caxias
Assis Melo vai cortar 50% dos CCs em Caxias do Sul
Urnas eletrônicas já recebem dados dos candidatos e eleitores de Caxias
Aos 54 anos, o advogado e servidor público federal divide a disputa à prefeitura na chapa liderada por Daniel Guerra, também do PRB. Não que fossem amigos de longa data: a aproximação entre a dupla começou há um ano e meio, quando Fabris, como é chamado, iniciou ações públicas para o tombamento do prédio da Maesa e também contra a obra de asfaltamento da Rua Plácido de Castro. O pai, o comerciante Affonso de Abreu, conhecido como "Passoquinha", foi um dos fundadores do PDT caxiense. A mãe, a advogada Carmen Fabris, é filiada ao PMDB. Fabris decidiu desfiliar-se do PDT, partido ao qual foi ligado por pelo menos uma década, após uma série de conflitos com a atual gestão municipal, no ano passado. Aproximou-se do vereador Guerra quando passou a frequentar sessões na Câmara para acompanhar os desdobramentos do tombamento da Maesa. Então, filiou-se ao PRB neste ano, e o convite para disputar estas eleições o surpreendeu.
– Queriam que eu concorresse a vereador, e eu disse: "mas nem pensar". Não tenho estômago. Mas me queixando com meu pai que política é só ladrão, ele me convenceu, e resolvi dar espaço – afirma.
Fabris é servidor há 33 anos da Justiça Federal. Diz que sua postura é de direita com aspectos de conservador, no campo doutrinário e ideológico. É apaixonado por viajar e pela esgrima. Vai a Porto Alegre duas vezes por semana para jogar, além de ir à Itália anualmente para praticar o esporte. Domina cinco idiomas e gosta bastante da gastronomia caxiense, mas não só da massa e do galeto: de lugares com cardápios elaborados e que sirvam, por exemplo, cosmopolitan, drink que aprecia bastante.
– Tenho muito respeito por Caxias e não me sinto no direito de abandonar a cidade. Como vice, pretendo focar nos meus planos de segurança pública e contribuir com direito administrativo e noções jurídicas. Não quero ser um vice decorativo – defende.
RICARDO FABRIS
:: Nome: Ricardo Fabris de Abreu
:: Idade: 54 anos
:: Naturalidade: Caxias do Sul
:: Profissão: advogado e servidor público federal
:: Estado civil: solteiro
:: Filhos: não tem