Os candidatos a prefeito de Caxias do Sul Edson Néspolo (PDT), Pepe Vargas (PT) e Vitor Hugo Gomes (Rede) e os candidatos a vice Ricardo Fabris de Abreu (PRB) e Paulo Freitas (PCdoB) participaram nesta quinta-feira de um encontro promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs). Francisco Corrêa (PSOL) teve um imprevisto e não conseguiu enviar o vice.
Leia mais
"É um desaforo", diz vereador de Caxias sobre CIC querer indicar secretários municipais
Em Caxias, Ciro Gomes diz que está "defendendo a democracia" ao ser contra o impeachment de Dilma
Projeto Escola sem Partido vai gerar debate na Câmara de Vereadores de Caxias
Durante duas horas, os cindo responderam perguntas elaboradas pela entidade e direcionadas ao setor, sobre manutenção de empresas em Caxias, enxugamento da máquina pública, criação de distrito industrial, infraestrutura, meio ambiente e prioridade para a cidade. Entre as propostas, a desburocratização do processo para abertura de empresas na prefeitura, o corte de cargos em comissão na administração direta e indireta e a revisão do Plano Diretor.
O candidato Assis Melo (PCdoB) não compareceu ao encontro, pois estava gravando os programas para o horário eleitoral que se inicia hoje. Daniel Guerra (PRB), que é vereador, estava em sessão na Câmara e chegou ao final da reunião no Simecs.
Confira o que disseram os candidatos:
Edson Néspolo (PDT)
"Quero fazer um procedimento que não exija tanta burocracia. Se tem um condicionante ambiental, que se diga em 60 dias que não dá (para construir em determinada área)".
"Temos que solicitar a outorga do aeroporto (Hugo Cantergiani). Quando vejo cadeiras rasgadas, também fico com vergonha. Podemos fazer uma PPP (parceria público-privada) no Cantergiani e viabilizar o de Vila Oliva".
Paulo Freitas (PCdoB)
"A Secretaria de Desenvolvimento precisa mudar de patamar, ela precisa ser mais técnica."
"Defendemos a Operação Urbana Consorciada, prevista pelo Estatuto das Cidades, para transformar lixo em renda."
Pepe Vargas (PT)
"Para microempreendedores e microempresas, é correto isentar a taxa de abertura (de empresa) e os tributos no primeiro ano."
"Tínhamos que reivindicar que a Infraero, que tem expertise, assuma o aeroporto (Hugo Cantergiani). A prefeitura não tem expertise."
Ricardo Fabris de Abreu (PRB)
"Temos (a prefeitura) um débito judicial, que deve ser pago até o final do ano, de R$ 301 milhões, equivalente a 20% do orçamento 2015. É preciso correição das contas e unificação das procuradorias. Não podemos perpetuar débitos."
"Sobre a Rota do Sol, podemos fazer a criação de uma terceira pista até o Apanhador."
Vitor Hugo Gomes (Rede)
"Precisamos de um novo distrito econômico e social. Esse novo distrito (industrial) que estamos propondo é em Vila Oliva. É possível que o município desaproprie e faca um estudo ambiental e libere a área."
"Vamos cortar 50% dos CCs no primeiro dia de governo. Técnico ambiental não precisa ser CC. Técnico é técnico."