Na semana decisiva para o PMDB de Caxias do Sul em relação às eleições municipais, a Coordenadoria Vinhedos, que representa 16 municípios da região, emitiu nota apelando para que o partido tenha candidatura própria. A manifestação é assinada pela vice-coordenadora, a vereadora de Farroupilha Maristela Pessin (Tetella).
O vice-prefeito Antonio Feldmann, que é o coordenador, pleiteia a indicação para concorrer à prefeitura, da mesma forma que o deputado federal Mauro Pereira.
Os peemedebistas favoráveis à candidatura correm contra o tempo. O posicionamento da coordenadoria, enviado ao comando partidário de Caxias, demais municípios e à imprensa, busca pressionar os membros do diretório que decidem em voto secreto na quinta-feira o rumo do PMDB.
Sabe-se que é difícil que a decisão não seja a de continuar na coligação, em apoio ao pré-candidato pedetista Edson Néspolo, nome indicado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).
"Na Coordenadoria Vinhedos, o desejo de contar com o PMDB para colocar em prática ou dar sequência a ações que marcaram a trajetória do partido é latente. E não vem apenas de filiados ou simpatizantes. Essa voz vem das ruas. E o mesmo sentimento mora em Caxias do Sul", diz o texto distribuído pela vice-coordenadora.
Compromissos cumpridos
Em outro momento, há referência à aliança entre os partidos governistas, garantindo que o PMDB é leal e sabe respeitar acordos, soando como resposta às críticas que pesam contra a sigla. O que chama atenção na nota é a afirmação de que os compromissos "já foram cumpridos, e com muito respeito. Agora é preciso repensar a cidade e o partido".
Se é preciso repensar a cidade, é porque há insatisfação com o governo do PDT. Certo?
A vereadora diz que a defesa não é em torno de Feldmann. Garante que ele está "meio afastado" por ser parte interessada. Mas fica a dúvida no ar, afinal Feldmann está há tempos empenhado pela candidatura.
A vice-coordenadora ainda faz questão de ressaltar a redução no número de prefeituras do PMDB de 2008 para 2012.
– Em 2008, com (José Ivo) Sartori candidato a prefeito, elegemos 10 prefeitos na região. Em 2012, fomos de 10 para quatro.
Principais trechos da nota
"Por onde caminhamos, em toda a região, percebemos o desejo de que a mudança que todos sabem que o Brasil precisa, e esperam, tenha a mão firme do PMDB....
Na Coordenadoria dos Vinhedos o desejo de contar com o PMDB para colocar em prática ou dar sequência a ações que marcaram a trajetória do partido é latente. E não vem apenas de filiados ou simpatizantes. Essa voz vem das ruas. E o mesmo sentimento mora, também, em Caxias do Sul. Não importa a comunidade pela qual passamos, o questionamento é um só: "o PMDB terá candidato em Caxias, não é?", "Chegou a hora de vocês voltarem".
São incontáveis as esperanças. E não podemos simplesmente ficarmos alheios a todas elas. Deixar que outras agremiações, mesmo que parceiras e em sintonia, capitaneiem um momento crucial para uma cidade na qual forjamos nossas vidas, nossas famílias. Somos governo. Mantemos uma aliança que há quase 12 anos trouxe mudanças eternas para Caxias do Sul. Todos entendem a importância dos partidos aliados ao longo desse tempo. Fomos e somos leais. Faz parte do nosso jeito de fazer política, nosso caráter. Sabemos respeitar acordos, como é esperado que façamos.
Mas não podemos nos calar perante ao chamamento das ruas. Nossos compromissos já foram cumpridos, e com muito respeito. Precisamos, agora, repensar a nossa cidade e nos repensarmos.
Por tudo isso, a Coordenadoria Vinhedos deixa registrado o apoio incondicional à candidatura própria do PMDB na cidade de Caxias. Não podemos fugir da decisão de sermos protagonistas."