Para atingir a meta de 280 mil eleitores recadastrados até 16 de março, o cartório eleitoral de Caxias do Sul irá ampliar o atendimento a partir da próxima segunda-feira. A informação é da Gaúcha Serra. A distribuição de senhas pela Central de Atendimento começa uma hora mais cedo, às 8h, e segue até as 17h.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A ampliação é possível graças a contratação de 20 estagiários, que iniciam o trabalho na semana que vem, e ao aumento no número de guichês passará dos atuais 61 para 66. A parceria com a prefeitura também será fundamental para agilizar o atendimento, segundo o chefe da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski.
Nesta terça-feira, a administração firmou convênio com o cartório, que inclui empréstimo de servidores para trabalho de apoio. Para melhor organizar a fila externa, o estacionamento do lado esquerdo da Rua Garibaldi, entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado, será bloqueado a partir desta quarta-feira. Além disso, a prefeitura irá disponibilizar banheiros químicos e distribuir água para os eleitores.
A partir de 1º de março até o fim do prazo, o cartório irá atender todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. O atendimento aos sábados será das 12h às 17h. Aos domingos o horário ainda não está definido.
Estamos colhendo um pouco da cultura de deixar as coisas para depois. Infelizmente, nos próximos 30 dias, teremos todos de ter um pouco mais de paciência para enfrentar essa tarefa neste último período diz Borowski.
Até esta terça, pouco mais de 165 mil eleitores foram atendidos no cartório eleitoral. Até 16 de março, a expectativa é recadastrar cerca de 114 mil pessoas. Quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado e ficará impossibilitado de votar, fazer ou renovar passaporte, adquirir empréstimos em bancos públicos e tomar posse em cargos públicos, entre outros. Risco zero de haver menos de 200 mil eleitores
A chance de Caxias do Sul não alcançar 200 mil eleitores número mínimo para a realização de segundo turno quando um candidato a prefeito não alcança 50% mais um dos votos é descartada pelo chefe da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski. Segundo ele, o cartório tem capacidade para atender a 4 mil pessoas por dia.
Considerando os 26 dias de funcionamento do cartório, até 16 de março, seriam necessários cerca de 4,4 mil atendimentos por dia:
O risco de não termos segundo turno é zero, até porque, é importante ressaltar, ainda haverá um tempo, de 17 de março a 4 de maio, para reativar o cadastro. Quem não conseguir fazer até o dia 16, terá até 4 de maio para regularizar o título.
O cartório abre no próximo sábado, das 12h às 17. No dia 27, não haverá atendimento porque o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estará em manutenção.