Após aprovarem, ainda em junho deste ano, o Plano Municipal de Educação, os vereadores de Farroupilha voltaram a discutir o tema. Um novo projeto pede a retirada dos termos que tratam sobre identidade de gênero. A sessão foi bastante tumultuada e acabou suspensa pouco antes das 19h, quando uma pessoa da plateia levantou e se dirigiu à bancada onde ficam os vereadores.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Ao todo, são oito vereadores que assinam o texto pedindo as alterações. De acordo com uma das autoras, a vereadora Maristela Pessin, do PMDB, o debate neste momento, quando o plano já foi aprovado, atende a um pedido de pais de alunos de Farroupilha, que surgiu após a aprovação.
- Nós não estamos desmerecendo o trabalho de quem, por quase 10 meses trabalhou de forma intensa para a construção desse plano. Porque nós não estamos questionando o plano como um todo. Nós estamos apenas pedindo alteração de alguns pontos que são a grande preocupação desses pais - afirma a vereadora, que é vice-presidente da Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara de Vereadores.
Além de vereadores do PMDB, são autores do projeto parlamentares do PP, PSB e PROS. O texto voltará a ser discutido na semana que vem. Em Farroupilha, as sessões da Câmara ocorrem sempre nas terças-feiras.