A deputada estadual Marisa Formolo (PT) justificou como um "ato de justiça" e um direito dos parlamentares a homenagem prestada aos familiares na quarta-feira na Assembleia Legislativa. Embora o site do Legislativo informe que 21 pessoas, entre filhos, irmãos, irmãs, cunhados, genros e nora da deputada, receberam a medalha da 53ª Legislatura, a deputada diz que foram entregues nove medalhas, incluindo a do irmão Armando Formolo, que foi agraciado com a medalha do Mérito Farroupilha, a principal honraria do parlamento gaúcho.
Conforme a parlamentar, o irmão teve atuação destacada em Caxias do Sul, passando pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pelo Sindicato Rural Patronal, o que o credenciou a receber a medalha Mérito Farroupilha - que é uma homenagem aprovada pelos deputados. Além disso, Marisa ressaltou que a Assembleia não teve gastos com as homenagens. Ela se diz muito tranquila, porque agradeceu a quem sempre deu suporte em sua carreira política:
- A medalha do Mérito Farroupilha é uma concessão da Casa, inclusive, o convite sai pela presidência da Assembleia. Tenho a alegria de dizer que a agradeço muito a muitas pessoas, como fiz, mas também à família, que foi muito importante pra mim. Termino o mandato agradecendo usando o lugar oficial e faço isso dizendo que a família merece o seu lugar.
A deputada deixa a Assembleia no final do mês. Ela concorreu nas eleições de outubro de 2014, mas não se reelegeu. Marisa foi vice-prefeita de Caxias entre 1997 e 2000.