A instalação de hidrômetro individual em novas edificações deverá ser obrigatória em Caxias do Sul. A regra consta no projeto de lei complementar aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, na noite de quarta-feira.
>> Mural: O que você acha da proposta que obriga novos condomínios a instalarem hidrômetros de água individuais?
Assinado pelo vereador Rodrigo Beltrão (PT), a medida prevê um equipamento para cada unidade habitacional. A exigência não abrange construções já existentes. O texto altera o Código de Obras do município, e depende de sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho.
A matéria também esclarece que o hidrômetro deve ser instalado em área comum e de fácil acesso, tanto para a leitura quanto para a manutenção e a conservação. A proposição recebeu emenda modificativa apresentada por Beltrão e pelos vereadores Edson da Rosa (PMDB), Flávio Cassina (PTB), Washington Cerqueira (PDT) e Zoraido Silva (PTB). Se a medida virar lei, haverá prazo de 60 dias para adaptação após publicação no Diário Oficial do Município.
Para o vereador Beltrão, o projeto corrige uma distorção histórica sobre o consumo efetivo de água. Segundo ele, muitos condomínios residenciais, independentemente da quantidade de moradores, dividem a conta de água em igualdade.
Água
Prédios serão obrigados a ter hidrômetro individual em Caxias do Sul
Legislativo aprovou projeto de lei para novas construções
GZH faz parte do The Trust Project