Para o cidadão que pretende votar nas eleições de 2014, termina nesta quarta-feira o prazo para solicitar o título de eleitor ou pedir a transferência do domicílio eleitoral. A data limite é também para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida requerer a transferência para votar em uma seção especial.
O interessado deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência. Em Caxias do Sul, fica na Rua Garibaldi, 596, no Centro, com atendimento das 9h às 19h, até quarta - a partir de quinta-feira, abrirá em horário normal: 12h às 19h.
Caxias do Sul deve ganhar 15 mil novos eleitores em relação à eleição de 2012, quando havia 319 mil pessoas aptas a votar. Com base no movimento registrado nos últimos dias, o coordenador do Cartório Eleitoral, Edson Borowski, projeta alcançar um colégio de 333 mil a 334 mil para o pleito de 2014.
Ontem, cerca de mil pessoas procuraram o Cartório na Rua Garibaldi. A previsão é de que esse movimento se repita nesta terça e quarta-feira, quando se encerra o prazo para alistamento (a partir de 16 anos), transferência de domicílio eleitoral (milhares de migrantes que optam por passar a votar em Caxias) e troca de local de votação.
O crescimento reforça uma reivindicação feita desde 2007: a implantação da quarta zona eleitoral, número que Canoas, com 120 mil eleitores a menos, já tem. Uma medida inevitável para as eleições municipais de 2016.
No dia 5 de outubro, os brasileiros vão às urnas escolher o presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Nos casos de eleições majoritárias (presidente e governador) em que houver segundo turno, a votação será dia 26 de outubro.
O voto é obrigatório para os brasileiros entre 18 e 70 anos. Jovens com 16 anos e idosos acima de 70 anos podem votar, mas não são obrigados.
Quem deixa de votar e não justifica a ausência pode ter o título cancelado e será proibido de obter financiamento em banco público, se matricular em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.
O que precisa
::: Para solicitar o título de eleitor, apresente o documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar, obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos.
::: Para fazer a transferência do domicílio eleitoral, nos casos em que o eleitor muda de município, apresente documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. O requerente também deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
::: Também termina amanhã o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial (com fácil acesso, estacionamento próprio e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Eleições 2014
Caxias do Sul deve ganhar 15 mil novos eleitores, em relação ao último pleito
Prazo para fazer o título de eleitor termina nesta quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project