O PMDB-RS se reúne nesta segunda-feira, às 10h, em Porto Alegre, para tentar definir as pré-candidaturas a deputado estadual e deputado federal que disputarão a eleição em outubro. Participam do encontro na sede do diretório estadual o pré-candidato a governador e ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, o presidente do partido no Estado, Edson Brum, coordenadores regionais e os possíveis pré-candidatos às proporcionais.
Apesar de já ter definido as pré-candidaturas, a regional Vinhedos, ou mais especificamente, Caxias, ainda têm uma questão a resolver: manter ou não os nomes do vice-prefeito Antonio Feldmann e do vereador Mauro Pereira para a disputa à Câmara Federal, sob o risco de dividir votos.
No dia 29 de março, em Santa Tereza, os 16 municípios que compõem a Coordenadoria Vinhedos apresentaram os pré-candidatos a deputado estadual e federal. Para a Assembleia Legislativa se colocaram à disposição os três parlamentares que já possuem mandato (Maria Helena Sartori, Álvaro Boessio e Alexandre Postal) e o vereador de Caxias, Edson da Rosa. Já para a Câmara dos Deputados o partido conta com Feldmann e Mauro, além do vereador de Bento Gonçalves, Moisés Scussel.
Para Mauro, a situação beneficia o partido a nível estadual porque duas candidaturas, evidentemente, somam mais votos. No entanto, ele considera que o PMDB em Caxias sai prejudicado, por dividir os votos do eleitorado.
- É muito ruim para a cabeça do eleitor do PMDB, que vai ficar dividido. O Feldmann é vice, ligado ao Sartori. O Mauro é vereador por quatro vezes, suplente de deputado federal. Nessa dificuldade, os votos serão divididos e com certeza absoluta não vai se eleger ninguém - argumenta.
O Pioneiro tentou contato durante dois dias com o vice-prefeito Feldmann, mas não obteve retorno.
Eleições 2014
PMDB-RS discute nesta segunda candidaturas a deputado. Caxias tem dois nomes à Câmara Federal
Antonio Feldmann e Mauro Pereira colocaram os nomes à disposição do partido
GZH faz parte do The Trust Project