Uma das denominações de vias de Caxias do Sul que mais desperta curiosidade é a conhecida Rua Do Guia Lopes. Quem foi este guia é uma pergunta que se ouve com frequência. A homenagem refere-se a José Francisco Lopes, herói do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai, tendo guiado as tropas brasileiras durante a Retirada da Laguna, em Mato Grosso.
Lopes nasceu em São Roque de Minas (MG), em 26 de fevereiro de 1811, onde atualmente localiza-se a cidade de Jardim. Depois de ter residido no Paraguai por sete anos, estabeleceu-se com uma fazenda de gado no Mato Grosso, chamada Jardim. José Francisco Lopes e seus irmãos se tornaram profundos conhecedores da região que seria o palco da Guerra do Paraguai. A região foi invadida pelas tropas paraguaias em 1864.
Em 24 de janeiro de 1867, Lopes ofereceu seus serviços como guia de expedição ao comando brasileiro. Chefiadas por Carlos de Morais Camisão e guiadas por Lopes, as tropas brasileiras conseguiram penetrar o território paraguaio até Laguna, em abril de 1867.
A atuação de Lopes guiando as tropas brasileiras impediu que os soldados fossem massacrados pelos paraguaios, que utilizavam táticas indígenas de guerra. O guia Lopes mostrou os caminhos aos soldados brasileiros pelas terras sul-mato-grossenses e despistou o inimigo.
Ele morreu de cólera em 27 de maio de 1867, horas depois de a expedição conseguir entrar em terreno seguro, a Fazenda Jardim, de sua propriedade. O que restava da expedição estava salva.
Fontes: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e Wikipédia
Nome de Rua
Rua Do Guia Lopes, em Caxias do Sul, homenageia herói brasileiro na Guerra do Paraguai
José Francisco Lopes guiou as tropas durante a Retirada de Laguna, em Mato Grosso
GZH faz parte do The Trust Project