A manifestação em Caxias do Sul organizada pelas redes sociais, prevista para ocorrer sexta-feira no final da tarde, não terá mais como foco específico o transporte público, uma vez que já foi anunciada a redução do preço da tarifa. Temas como saúde, educação e segurança, entre outros, também estarão em pauta.
A ideia, conforme um dos integrantes do grupo Anonymous Caxias que mantém o evento Brasil Acordou, Caxias Acordou, no Facebook, responsável pela mobilização, é promover um ato de apoio às outras cidades do país e em repúdio à repressão policial registrada, e para conclamar a população a ter participação política.
Mas, conforme esse mesmo membro do Anonymous, quem quiser se manifestar contra as tarifas do transporte público não será impedido. No início da tarde desta segunda-feira, Diego Rodrigues, o Mano Dygo, grafiteiro do grupo Arte Muro, e o estudante Lucas Rosa, haviam afirmado que o motivo seria o transporte coletivo urbano.
Nesta segunda-feira, às 19h, haverá reunião no bar Aristos, no Clube Juvenil, para definir os encaminhamentos e trajeto da mobilização de sexta. No Facebook, consta que o roteiro terá saída da praça Dante Alighieri seguindo pela Avenida Julio de Castilhos, até a Rua Garibaldi, subindo pela Rua Sinimbu, retornando à praça e, de lá, seguindo para a prefeitura. A Brigada Militar será informada pelos organizadores, através de ofício, sobre o ato público.
Já nesta terça-feira, às 18h, eles estarão na Câmara de Vereadores manifestando-se contra a mudança do horário das sessões das 17h para as 15h45min, aprovada na semana passada.