Dez anos após encerrar uma carreira marcada por títulos pelo Juventude, Edson Kaspary, 40 anos, celebra uma vitória política: a conquista da prefeitura de Vale Real, município vizinho a Caxias do Sul. A eleição de domingo foi a primeira experiência nas urnas de Tida, apelido de infância pelo qual o novo chefe do Executivo é mais conhecido entre os pouco mais de 5 mil habitantes.
Edson estreou no Juventude aos 20 anos, em 1992. Nos sete anos seguintes, escreveu seu nome na história alviverde ao participar das três maiores conquistas do clube: a Série B, em 1994; o Gauchão, em 1998, e a Copa do Brasil, em 1999. Em 1999 Edson também ingressou na política. O então prefeito de Caxias, Pepe Vargas, inspirou a filiação ao PT.
O futebol também levou Edson à prefeitura. Em 2002, ao encerrar a carreira, ele implantou o Núcleo do Juventude em Vale Real, com apoio do clube e do então prefeito Sérgio Luiz Barth (PMDB). O projeto, agora totalmente bancado pelo município, atende a mais de 200 crianças de seis a 15 anos, com ênfase ao aspecto social.
Há dois anos, Edson foi convidado a assumir a Secretaria de Planejamento pelo prefeito em segundo mandato Silvério Ströher (PDT). De lá para cá, tornou-se o candidato à sucessão, com apoio de PDT, PP, PCdoB e dos vereadores do PSB.
Assim como nenhum dos títulos pelo Ju foi fácil, apenas 153 votos garantiram a vitória sobre Lourdes Susana Barth (PSDB, apoiada por PMDB e PTB). Agora, ganha o desafio de investir na educação infantil e ensino fundamental com um orçamento de R$ 13 milhões.
Eleições 2012
Ex-jogador do Juventude, Edson Kaspary é o prefeito eleito de Vale Real
Diferença de apenas 153 votos garantiram a vitória sobre Lourdes Susana Barth (PSDB)
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: