Após comemorar a reeleição com 58,05% dos votos válidos, Elói Poltronieri (PT) está às voltas com as mudanças de secretariado para a segunda gestão, que, diz, serão sutis. O objetivo é adaptar a equipe para trabalhar pelo desenvolvimento de Vacaria. O prefeito reeleito da maior cidade dos Campos de Cima da Serra dá início à série de entrevistas com os chefes do Executivo dos principais municípios da região a partir de janeiro de 2013.
Pioneiro: Em que momento da campanha o senhor teve convicção de que venceria?
Elói Poltronieri: Claro que eleição se decide nas urnas, mas nós já tínhamos esse demonstrativo por causa da aprovação do governo. Durante a campanha, víamos isso na comunidade. As pesquisas eleitorais davam uma margem muito grande de folga, mas é claro que isso foi diminuindo, como ocorreu na eleição. Sempre ficamos num patamar de 54% até 58% das intenções de votos, e a oposição sempre na casa dos 25% a 30%. Nossas carreatas, comícios, material de campanha na rua reforçavam esse sentimento. A gestão bem aprovada passou naturalmente para o candidato, que nesse caso era eu mesmo, o que deixou mais fácil.
Pioneiro: Qual foi o maior acerto da atual administração que contribuiu para a sua reeleição?
Poltronieri: O que se comenta e que aparecia nas pesquisas de avaliação do governo é a questão da saúde, que sempre é um problema e pode avançar, mas que melhoramos muito. A construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) é o maior elemento, um divisor de águas da saúde pública. Mas, além disso, fizemos quatro unidades básicas de saúde em bairros, diminuímos as filas de cirurgias, exames e consultas especializadas. E tem também a parte de infraestrutura da cidade, com saneamento, drenagem e pavimentação. Com condições de desenvolvimento, a cidade começou a crescer, apareceram novas empresas. E ainda a revitalização da cidade, com melhorias na parte central, a Casa do Povo, praças nos bairros, academias ao ar livre.
Pioneiro: Após a experiência do primeiro mandato, o que o senhor pretende fazer diferente na próxima gestão?
Poltronieri: Tem a saúde, que sempre pode ser melhorada. Eu foquei, até agora, na infraestrutura, montando a rede de saúde pública. Agora, é focar no serviço para qualificar e humanizar o atendimento. Temos que continuar revitalizando a cidade, que é antiga, até para melhorar a autoestima da população. Outro tema que foi bastante discutido na campanha é a questão do planejamento urbano. Por conta do crescimento da cidade, temos que melhorar o trânsito. E o outro ponto é o desenvolvimento. Por termos nos transformado em um polo logístico com o aeroporto, mais as duas BRs (a 116 e a 285) e a ferrovia, temos condições de partir para a industrialização. Nós ainda estamos muito ligados ao setor primário, então precisamos dar esse foco para gerar mais oportunidades. Leia a entrevista na ínegra na edição desta segunda-feira do Pioneiro
Política
Elói Poltronieri foca no desenvolvimento de Vacaria
Prefeito reeleito quer aproveitar logística de transportes favorável
GZH faz parte do The Trust Project