A votação para eleger prefeitos e vereadores está aberta. A votação fica aberta até as 17h.
Em Caxias do Sul, aconteceu a prisão de um homem por boca de urna neste domingo, por volta das 10h30min. Era um fiscal que realizava a distribuição de panfletos na zona eleitoral da Escola Santa Maria Goreti, no bairro Madureira. Ele vai assinar um termo circunstanciado e responder em liberdade.
Outro homem foi preso por ter ido votar armado, na 3ª Légua. Na tarde deste domingo, um homem foi detido por colocar um carro de som próximo ao Colégio Pena de Moraes, um dos locais de votação no bairro São Pelegrino. Já no bairro Serrano, um candidato a vereador foi detido enquanto fazia propaganda irregular no Salão Menino Deus. O nome dele ainda não foi confirmado pela Justiça Eleitoral. Os dois homens estão no prédio do Cartório Eleitoral.
Para denunciar propaganda eleitoral, o cartório em Caxias disponiblizada o telefone (54)9633.3555. Até o final da manhã, já haviam sido feitas pelo menos 50 denúncias.
:: Houve uma mudança na 16ª Zona Eleitoral: todas as seções que eram instaladas no Clube Reno, localizado na Rua Tronca, foram transferidas para a Escola Coronel Pena de Moraes, Rua Dr. Augusto Pestana, 210, bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.
:: Na manhã deste domingo, outras duas mudanças: a seção 200 do salão paroquial da Igreja Santo Antônio de Ana Rech foi transferida para a escola Engenheiro Dario Granja Sant'Ana e as seções 218 e 219 do salão paroquial de Criúva foi transferida para a escola João Pilati.
:: Três urnas foram substituídas na manhã deste domingo: no Colégio Cristóvão de Mendoza, no João Magalhães Filho e no Fioravante Webber.
Tire outras dúvidas abaixo:
Onde votar
:: A maioria das zonas e seções eleitorais continuará nos mesmos locais, mas, segundo o TRE, haverá mudanças pontuais.
:: Se você mora em outras cidades da região e tem dúvidas sobre a localização da sua seção, tem duas opções:
1) Acesse o site www.tre-rs.gov.br e clique em Portal do Eleitor ou vá direto para www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao
2) Telefone para (51) 3016.5050
A DIFERENÇA ENTRE VOTO BRANCO E NULO
:: O voto em branco é uma opção na urna para quem não quer votar em ninguém.
:: O nulo se dá quando o eleitor digita um número inexistente e confirma o voto.
:: Ambos não são computados como votos válidos. São registrados só para fins de estatística. Ou seja, não vão para nenhum candidato, partido ou coligação.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
:: Quem é obrigado a votar? O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos,maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade de 16 ou 17.
:: Eu posso votar na legenda do partido? Sim. O voto de legenda é dado pelo eleitor, nas eleições proporcionais, ao número do partido de sua preferência. Assim, se o eleitor digitar apenas os dois primeiros números, deixando de informar os três últimos números que definem o candidato a vereador, o voto será válido, somando-se aos votos nominais (dados aos candidatos) para o cálculo dos quocientes eleitoral e partidário.
:: Para os eleitores com deficiência visual, a urna eletrônica tem teclado com identificação pelo sistema Braille? Sim, a urna tem o teclado com o sistema Braille. :: Eu tenho uma deficiência que dificulta o exercício do voto.
:: Posso ter ajuda de uma pessoa para votar no dia da eleição? Apenas os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenham requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.
:: Quem são os eleitores que têm preferência para votar? Os candidatos; juízes eleitorais, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral; promotores eleitorais, policiais militares em serviço; eleitores maiores de 60 anos; enfermos; eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida; e mulheres grávidas e lactantes.
:: Se houver segundo turno em meu município, é preciso votar novamente? Sim. O voto é obrigatório nos dois turnos. A Lei Eleitoral impõe várias restrições aos eleitores no dia do pleito. Confira o que pode e o que não pode fazer neste domingo.
O QUE É PERMITIDO NESTE DOMINGO
:: Uso individual de botton, bandeiras ou adesivos, desde que em uma manifestação silenciosa e individual.
:: Uso de cola com o número dos candidatos escolhidos. Para o TSE, a cola torna o processo mais ágil.
BEBIDA LIBERADA
:: No passado, chegou a ser proibido. Mas agora, segundo o TRE, não há proibição, pela Justiça Eleitoral, de venda ou consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição, nem na véspera do pleito.
O QUE É PROIBIDO NESTE DOMINGO
:: Distribuir panfletos ou brindes à população (camisetas, bonés, chaveiros, canetas) com propaganda eleitoral.
:: A aglomeração pública de pessoas, com ou sem roupas padronizadas (camisetas, por exemplo) de algum candidato ou coligação.
:: Boca de urna ou fazer propaganda eleitoral no dia do pleito. Estão proibidos os alto-falantes.
:: Usar amplificadores de som, comícios ou carreatas, distribuição de material de propaganda.
:: Bandeiras e cartazes móveis. Só são permitidos nas ruas até as 22h da véspera da eleição.
:: Usar celulares ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto - máquinas fotográficas, filmadoras- na cabine de votação
Eleições 2012
Eleições em Caxias do Sul: acompanhe a atualização de informações da votação
Zonas eleitorais recebem votos até as 17h
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: